Banca de DEFESA: ANGELA MARIA DE MEDEIROS SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELA MARIA DE MEDEIROS SOARES
DATA : 02/08/2018
LOCAL: Departamento de Odontologia da UFRN

INTERNAÇÕES EM IDOSOS E FATORES CONTEXTUAIS ASSOCIADOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Idoso; hospitalização e fatores epidemiológicos

O presente estudo objetivou investigar as internações dos idosos por grupo de causa e por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), identificando sua relação com fatores contextuais na região do Nordeste Brasileiro. Realizou-se um estudo com delineamento ecológico, transversal, que se utilizou de dados secundários oriundos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH-SUS) para a descrição das taxas de internação por grupo de causas e por ICSAP em idosos a partir de 60 anos ou mais, nos anos de 2010 a 2015. Como variável dependente, utilizou-se a taxa de internação hospitalar nos idosos por grupo de causas e por ICSAP. Para tanto, realizou-se a análise de cluster não-hierárquica (K-means) agrupando os municípios com base nos capítulos do grupo de causas de internações gerais e aquelas sensíveis à atenção primária, sendo formado 3 Clusters. Para a taxa de internação geral, o Cluster 1 caracterizou-se pelo predomínio de baixas taxas de internação, o Cluster 2 com predomínio de altas taxas de internação e o Cluster 3 com predomínio de taxas de internação intermediárias. Nas taxas de ICSAP, o Cluster 1 foi classificado como taxas intermerdiárias, o 2, baixas taxas e o 3 altas taxas.  Para a associação com as variáveis dependentes, foram selecionadas 11 variáveis independentes socioeconômicas contextuais. Optou-se por resumir o conjunto de variáveis selecionadas através da Análise Fatorial tipo R, tendo a extração dos fatores sido realizada a partir da Análise de Componentes Principais (ACP). Nesse sentido, obteve-se o componente 1 que foi denominado “Urbanização e seus reflexos”, o segundo componente sendo nominado de “Contexto socioeconômico favorável” e o terceiro componente intitulado “Pouca escolaridade e dependência do Estado”. Além dessas variáveis, utilizou-se o Índice de GINI, IDH, Índice de Firjan, a média da cobertura da Atenção Básica dos municípios nos anos de 2010 a 2015 e a taxa do número de consultas em idosos na atenção básica nesse mesmo período. A taxa total de internação no período foi 1.212,60, sendo em maior quantidade aquelas por doenças do aparelho circulatório, seguidas de doenças do aparelho respiratório e das doenças infecciosas e parasitárias. Os clusters de taxas de internação diferiram significativamente em relação aos fatores contextuais, de modo que os municípios que possuem as maiores taxas de internações apresentaram os valores mais altos para o contexto socioeconômico favorável, sendo os maiores valores relativos à pouca escolaridade e dependência do estado os dos municípios de menores taxas de internação. Em relação às ICSAP, a taxa total de internação foi de 527,524 (43,5% do total das internações), sendo em maior quantidade aquelas doenças por insuficiência cardíaca, seguidas das cerebrovasculares e das gastroenterites infecciosas. Na associação entre as taxas com os fatores contextuais, existiu diferença significativa entre todos os clusters e os fatores, onde o cluster que possui as maiores taxas de internações foi o que apresentou as maiores médias para o contexto socioeconômico favorável e para pouca escolaridade e dependência do estado. O cluster que possui menores taxas de internação possuiu as maiores médias para o fator “urbanização e seus reflexos. Na análise da cobertura da atenção básica e taxa de consultas de idosos na atenção básica, observou-se que os clusters não diferiram significativamente, apesar de no cluster com maiores taxas de internação ter o maior número de consultas em idosos. Diante desse contexto, conclui-se que na população idosa do Nordeste há predomínio de internações por doenças do aparelho circulatório. Quando analisadas as ICSAP, o maior número de internações é por insuficiência cardíaca. Em relação aos fatores contextuais, podemos concluir que esses interferem de modo significativo nas internações da população idosa, sendo relevante o olhar desses fatores na construção das políticas públicas de saúde e nos processos de prevenção das doenças e da promoção da saúde, atentando para as vulnerabilidades dessa população e contribuindo na melhoria da saúde dos idosos e na redução das internações.

Presidente - 277398 - KENIO COSTA DE LIMA
Interno - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA