Banca de DEFESA: ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES

DISCENTE : ARYELLY DAYANE DA SILVA NUNES
DATA : 04/07/2018
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

PREVALÊNCIA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA E FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES DO MUNICÍPIO DO NATAL/RN

Audição, perda auditiva, criança, adolescente, prevalência, estudos transversais, saúde escolar.

Introdução: A audição é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, interação social, aquisição de conhecimentos e torna possível ao indivíduo transmitir pensamento e sentimentos. A prevenção, identificação e intervenção precoces das alterações auditivas são essenciais, por sua relevância para os aspectos de linguagem e aprendizagem e por reduzir os custos com as consequências da deficiência auditiva. Objetivo: Analisar a prevalência de deficiência auditiva em escolares do município de Natal/RN e seus fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal que analisou 238 crianças e adolescentes do ensino fundamental I e II, dos sexos feminino e masculino, matriculados em escolas públicas do município de Natal-RN, avaliados pela meatoscopia, triagem audiométrica com Audiômetro Telessaúde e avaliação autorreferida de dificuldade auditiva e dor de ouvido. Para identificação dos fatores associados à perda auditiva foi utilizada a análise bivariada através dos testes do Qui-quadrado, Exato de Fisher e Razão de prevalência, considerando a significância de 5%. Os fatores que apresentaram valores de p<0,2 na análise bivariada, foram avaliados na análise multivariada pela Regressão de Poisson utilizando o teste de Wald com estimação robusta. Foi realizada análise de concordância, Kappa (IC95%) entre o resultado da avaliação, deficiência auditiva referida pelos pais, pelos escolares e resultado da meatoscopia. Os dados foram analisados no SPSS 23. Resultados: A prevalência de deficiência auditiva entre os escolares de 6 a 17 anos (10,76 ± 2,81) foi de 16% (11,7%-21,4%); 16% referiram não ouvir bem, 18,9% sentiam dor de ouvido e 26,1% apresentaram meatoscopia alterada. 71,26% dos participantes pertenciam às classes econômicas A-B-C. A prevalência de deficiência auditiva foi maior entre os escolares que referiram dificuldade auditiva e dor de ouvido, entre crianças de 6 a 12 anos e por tipo de infecções de vias aéreas (p<0,05). A Infecção de vias aéreas (RP=3,37 IC95% 1,48-7,68) foi encontrada como fator de risco associado à perda auditiva, permanecendo significativa no modelo multivariado (RP=6,79 IC95% 1,98-23,26 p-valor=0,002). O índice Kappa indicou concordância consistente nas situações avaliadas. Conclusões: A prevalência de perda auditiva em escolares no município de Natal está acima da referida em outros estudos realizados no Brasil para esta faixa etária, o que mostra a necessidade da atenção fonoaudiológica vinculada ao Programa Saúde na Escola, a fim de que sejam sistematizadas ações de promoção da saúde auditiva para esta população no município de Natal-RN.

Presidente - 2305247 - ISABELLE RIBEIRO BARBOSA
Interno - 1149540 - ANGELO GIUSEPPE RONCALLI DA COSTA OLIVEIRA
Externo à Instituição - ADRIANA BENDER MOREIRA DE LACERDA - UNESPAR
Notícia cadastrada em: 02/07/2018 15:30