Banca de DEFESA: SAMUEL BATISTA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL BATISTA BORGES
DATA : 27/07/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Odontologia
TÍTULO:

IMPACTO DE TRATAMENTOS PARA RECOBRIMENTO RADICULAR COM TECIDO CONJUNTIVO E UMA MATRIZ DE COLÁGENO EM FATORES CENTRADOS NOS PACIENTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Recessão Gengival. Qualidade de Vida. Satisfação do Paciente. Recobrimento Radicular


PÁGINAS: 45
RESUMO:

As recessões gengivais podem causar hipersensibilidade dentinária cervical (HSDC) e desconforto estético, tendo um efeito negativo sobre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal e um forte impacto social, psicológico e emocional na vida diária de cada paciente. As cirurgias para recobrimento radicular através da colocação de enxertos têm sido amplamente utilizadas no tratamento de pacientes com recessões gengivais, sendo as melhores opções de tratamento para estes casos. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de tratamentos de recobrimento radicular com tecido conjuntivo subepitelial e uma matriz de colágeno nos fatores centrados nos pacientes que apresentam recessões gengivais classe I e II de Miller, com 6 meses de acompanhamento. METODOLOGIA: Este estudo clínico, controlado, randomizado, duplo cego, de boca dividida, avaliou 32 indivíduos com recessões gengivais Classe I ou II de Miller bilaterais submetidos à cirurgia para recobrimento radicular com enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (controle) e uma matriz de colágeno (teste). Os parâmetros avaliados foram dor pós-operatória, HSDC, autopercepção estética, grau de satisfação e qualidade de vida (QV), no baseline, três e seis meses após a cirurgia. Os dados foram analisados estatisticamente por meio dos testes de Análise de Variância Split-Plot (SPANOVA) e ANOVA um fator e penalização com o ajuste de Bonferroni, sendo pré-estabelecido um nível de significância de 5%. RESULTADOS: Os pacientes apresentaram uma média de idade de 29,53 anos (22-53, ± 7,12) e estavam distribuídos igualmente quanto ao sexo. A análise mostrou que que houve melhora na QV dos pacientes após 03 e 06 meses da realização do procedimento cirúrgico (p<0,001), sendo as dimensões dor física e desconforto psicológico as que apresentaram melhores resultados. Foram observadas reduções estatisticamente significativas nos parâmetros dor pós-operatória, HSDC, estética e satisfação do paciente, dentro de cada grupo de tratamento nos períodos avaliados (p<0,001), porém, sem diferenças significativas entre os grupos. CONCLUSÃO: Ambos os tratamentos resultaram em redução significativa de impactos negativos na qualidade de vida e nos fatores centrados nos pacientes em 06 meses. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as duas técnicas para recobrimento radicular em relação a qualquer parâmetro avaliado. A matriz de colágeno representa uma alternativa possível ao enxerto de tecido conjuntivo subepitelial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1660087 - BRUNO CESAR DE VASCONCELOS GURGEL
Interno - 2085732 - ANA RAFAELA LUZ DE AQUINO MARTINS
Externo à Instituição - BRUNO BRAGA BENATTI - UFMA
Notícia cadastrada em: 25/06/2018 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao