Banca de QUALIFICAÇÃO: EDER SAMUEL OLIVEIRA DANTAS

DISCENTE : EDER SAMUEL OLIVEIRA DANTAS
DATA : 29/05/2018
LOCAL: Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

CONTEXTO PSICOSSOCIAL DE SUICÍDIOS DE MULHERES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Suicídio; Gênero e Saúde; Impacto Psicossocial.

O suicídio é um ato intencional e deliberado de pôr fim a própria vida, são diversos fatores relacionados a este tipo de morte autoprovocada, que podem estar relacionados ao biológico, psicológico e social. Destacam-se nesse cenário as relações de gênero como preditoras do suicídio, e todos os fatores individuais e não individuais, que são pautados nas relações sociais. Dessa maneira o objetivo deste estudo foi o de analisar o contexto psicossocial de mulheres que cometeram suicídio na cidade de Caicó/RN.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método de autópsia psicossocial como meio de se aproximar deste fenômeno de forma socialmente ampla e buscar singularidades das dimensões humanas. Foram entrevistados familiares de primeiro grau de mulheres que cometeram suicídio entre os anos de 2011 a 2016. A análise do material coletado será realizada através da análise temática de conteúdo, utilizando referencial teórico sobre as relações de gênero e o suicídio. Por fim, espera-se que este estudo possa desvelar particularidades sobre o suicídio de mulheres do interior do Rio Grande do Norte, podendo inclusive subsidiar medidas preventivas para o suicídio.

Presidente - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Interno - 1149598 - ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA