Banca de QUALIFICAÇÃO: DANYLLO DO NASCIMENTO SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANYLLO DO NASCIMENTO SILVA JUNIOR
DATA : 13/04/2018
HORA: 08:00
LOCAL: DOD
TÍTULO:

QUALIDADE DO ATENDIMENTO HOSPITALAR NO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO DE USUÁRIOS E ACOMPANHANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação em Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde; Assistência Hospitalar; Assistência Ambulatorial; Satisfação dos Usuários.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A avaliação na área da saúde tem ganhado cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional, sendo a qualidade um dos elementos estratégicos em que se baseia a transformação e o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde modernos. Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar as percepções de usuários e acompanhantes sobre a qualidade do atendimento hospitalar no Rio Grande do Norte. Para tanto, o percurso metodológico orientou-se pelas seguintes etapas: (a) realização de uma revisão integrativa, com vistas a identificar perspectivas nacionais e internacionais relacionadas à avaliação da qualidade da assistência hospitalar; (b) um estudo seccional com o objetivo de identificar relações entre variáveis sociodemográficas de usuários que responderam a Carta SUS com características dos serviços hospitalares e ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS); (c) um estudo transversal analítico a fim de avaliar a satisfação dos usuários do SUS acerca do atendimento hospitalar e ambulatorial tendo como referência a estrutura física, o atendimento da equipe de saúde e a qualidade do tratamento recebido; e (d) um estudo qualitativo o qual visou captar e avaliar a percepção de usuários e acompanhantes de hospitais públicos e conveniados ao SUS no Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos estudos produzidos no Brasil e no mundo acerca do tema teve o usuário como público, bem como origem norte-americana e abordagem quantitativa. Do total de respondentes da Carta SUS, 62,3% eram mulheres, 62,4% tinham acima de 40 anos, 56,8% dos atendimentos foram realizados em serviços no interior, 70,3% em serviços públicos, sendo a maior parte dos atendimentos (68,7%) caracterizados como de média complexidade. O nível geral de satisfação dos usuários com os serviços ficou acima de 80% em quase todas as regiões do referido estado. Os resultados evidenciaram ainda que não houve diferença na avaliação dos serviços quando comparados homens e mulheres; as pessoas com mais de 60 anos tendem a avaliar melhor os serviços de saúde; em todos os aspectos pesquisados a alta complexidade e os serviços da capital tiveram melhores resultados (p≤0,001) e os usuários avaliaram mais positivamente o atendimento prestado pelas unidades privadas conveniadas ao SUS do que os estabelecimentos públicos. Quanto aos achados qualitativos, notou-se que usuários e acompanhantes apresentaram variações quando comparados os tipos de hospitais, com menos reclamações para hospital universitário perante um hospital estadual de referência. Percebeu-se ainda que questões envolvendo recursos estruturais e materiais tendem a ter maior impacto negativo na percepção dos usuários. Em geral, esta pesquisa revelou que os usuários apresentaram-se satisfeitos com os serviços de saúde, no entanto, aspectos peculiares conforme sinalizados nos resultados desse estudo colaboram para a mudança no nível de satisfação e revelam deficiências em aspectos fundamentais para a garantia dos arranjos organizativos e da integralidade do cuidado, essenciais ao processo de efetivação do SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interno - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO - UERN
Notícia cadastrada em: 18/04/2018 09:36
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