Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ MAGNO GOMES DA SILVA

DISCENTE : ANDRÉ MAGNO GOMES DA SILVA
DATA : 27/05/2023
LOCAL: Sala do LEFEM

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COLABORATIVO NA APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MÍDIA A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO

tecnologia digital e mídia; mídia-educação; formação continuada; educação física; narração.

As Tecnologias Digitais e a Mídia estão cada vez mais presentes no meio social em geral e nos contextos escolares. Com base nisso, a escola pode ser um lócus para acioná-las de forma crítica, criativa, produtiva e entendo a sala de aula como um ambiente ecológico. Para que elas sejam sistematizadas e problematizadas nessa instituição, é preciso que os docentes saibam como integrá-las às suas práticas pedagógicas. No entanto, a formação inicial parece ser insuficiente ou praticamente inexistente quando o assunto é Tecnologia Digital e Mídia, sendo necessário que os professores que estão em serviço possam participar de formação continuada para melhor compreender a temática. Dessa forma, este estudou buscou analisar se a formação continuada pode contribuir para que docentes de Educação Física da SEETC-PB, no Sertão Paraibano, se apropriem das Tecnologias Digitais e da Mídia, a partir da Mídia-Educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O procedimento para a investigação foi estruturado a partir do recurso metodológico da pesquisa colaborativa proposto por Desgagné (2007) e Ibiapina (2008), os quais estudam a colaboração entre pesquisadores universitários e docentes práticos, no desenvolvimento de conhecimentos ligados à prática docente. As pesquisas colaborativas utilizam-se de metodologias participativas. O universo da pesquisa foi composto pelo pesquisador e cinco professores colaboradores os quais ensinam na 9ª ou 10ª gerência de ensino da Paraíba. Como critério de inclusão/exclusão, eles tinham que lecionar em uma dessas duas gerências e ser professor efetivo da rede. Os instrumentos e procedimentos para a coleta de informações foram: (1) questionários para diagnóstico; (2) reflexão dos processos formativos; (3) diário de Campo; (4) registros fotográficos e (5) entrevista semiestruturada. A formação ocorreu entre setembro a dezembro de 2022, sendo dividida em três etapas: conceitual, prática e avaliativa. Os encontros da primeira e terceira etapa ocorreram de forma online, pelo Google Meet. Já a etapa prática nas escolas dos respectivos participantes. Todos os encontros remotos foram gravados e depois transcritos. Esses dados junto aos demais instrumentos utilizados para obter informações foram analisados a partir de uma narração, a qual perpassa desde a seleção dos participantes até a etapa final avaliativa. Como achados, os docentes desconheciam o termo Mídia-Educação. Quando comparada a frequência de uso das Tecnologias Digitais e Mídia, os professores faziam uma utilização maior para demandas pessoais. Ao construírem um mapa, os docentes veem as Tecnologias Digitais e a Mídia como ambivalentes. O principal artefato utilizado no contexto escolar foi o smartphone, sendo objeto de sistematização e problematização das práticas pedagógicas dos professores. Foi observada uma possível mudança ecológica na preferência por assentos causado pelo celular. Notou-se uma certa incomunicação entre alunos e a escola. Os docentes acreditam que a formação pôde contribuir na apropriação da temática. Dessa forma, aos docentes foi propiciado que eles acionassem em suas práticas pedagógicas, refletindo sobre a forma como integravam as Tecnologias Digitais e a Mídia em suas respectivas aulas. Já o pesquisador pode exercer seu papel de formador/mediador, dialogando, com seus colaboradores, sobre a temática e situações problemas que emergiram durante os encontros formativos.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO