Banca de DEFESA: PAULO RICARDO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO RICARDO SILVA
DATA : 15/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ONLINE COM ESTRATÉGIAS DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO APLICADO ATRAVÉS DE APLICATIVO SOBRE A TAXA DE COMPARECIMENTO E ADERÊNCIA EM ADULTOS FISICAMENTE INATIVOS. 


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento, Exercícios físicos online, taxa de comparecimento e Aderencia.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

 INTRODUÇÃO: Com a pandemia do COVID-19, as intervenções com exercício físico ofertadas no formato online se tornaram uma alternativa para manter a saúde física e psicológica em detrimento ao isolamento social. OBJETIVO: O nosso objetivo foi avaliar os efeitos de um programa de exercícios físicos online com estratégias de mudança de comportamento sobre a taxa de comparecimento e aderência em adultos fisicamente inativos. MÉTODOS: Neste ensaio clínico randomizado, 125 adultos foram divididos em dois grupos (controle e experimental). A normalidade dos dados foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. Já a taxa de aderência foi verificada pela análise de sobrevida usando o método de Kaplan-Meier e o teste de log-rank (Mantel-Cox) O grupo experimental realizou a prescrição de exercícios físicos juntamente com as estratégias de mudança de comportamento, enquanto o grupo controle realizou somente a prescrição dos exercícios físicos. Ambas as intervenções tiveram progressão em nível de complexidade dos exercícios a cada 4 semanas e foram ofertadas no formato online através de formulários (google forms). RESULTADOS: Como resultados parciais, nós destacamos que não houve diferenças na taxa de aderência entre os grupos experimental e controle ao longo de 12 semanas (p = 0,986). Assim como não houve associações significativas entre as características dos participantes com a taxa de abandono (p > 0,05). Nesse sentido não foram encontrados preditores significativos para explicar a taxa de abandono em ambos os grupos ao longo da intervenção. O atual Estudo encontra-se em andamento, no momento em fase final de coleta dos dados. Para a defesa da dissertação pretendemos apresentar os resultados referente ao efeito dos programas de exercícios físicos online com e sem estratégias de mudança de comportamento sobre as atitudes explícitas, motivação, hábito, níveis de atividade física e saúde psicológica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Externo ao Programa - 2413545 - LEONIDAS DE OLIVEIRA NETO - UFRNExterno à Instituição - KLEVERTON KRINSKI - UENP
Externa à Instituição - LEONY MORGANA GALLIANO
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 08:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao