Banca de QUALIFICAÇÃO: CYNTIA EMANUELLE SOUZA LIMA

DISCENTE : CYNTIA EMANUELLE SOUZA LIMA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Videoconferência - meet.google.com/qko-csij-cjt

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Educação Física escolar, Planejamento Participativo, Revisão Sistemática.

Esta dissertação é fruto das inquietações vividas durante o processo de escolarização, porém percebidas durante a guraduação em Licenciatura em Educação Física. Este trabalho tem como objetivo elencar, identificar e analisar através de uma revisão sistemática, as publicações referentes a temática do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física escolar. A justificativa baseia-se na relação da autora com o instrumento do Planejamento Participativo na aula de Didática e durante a participação da mesma no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática. O estudo foi baseado em 11 periódicos da Educação Física e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o estudo foi possível encontrar os descritores Planejamento Participativo e Planejamento Coolaborativo em 42 dos 9796 visitados. E nas dissertações, foram encontradas 15 das 2812 dissertações analisadas. Porém, após a implementação da segunda fase e execução dos critérios de exclusão, restaram 4 artigos e 4 dissertações que traziam em seu escopo a temática do Planejamento Participativo relacionado as aulas de Educação Física escolar. A análise dos artigos foi realizada por um instrumento elaborado pela autora, baseando-se na sua experiência anterior relativa a participação no GEPEFERS- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relacções com os Saberes. Analisando os artigos encontrados, percebe-se que ainda existem poucas publicações relacionadas a implementação do PP nas aulas de Educação Física e as publicações existentes não trazem detalhes sobre a implementação do mesmo, suas possibilidades e/ou dificuldades encontradas.

Presidente - ***.196.788-** - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - ***.572.168-** - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Externa à Instituição - SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU - IFCE