Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIA RENIE FERNANDES DA SILVA

DISCENTE : LIDIA RENIE FERNANDES DA SILVA
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Defesa online

RELAÇÃO DA FREQUÊNCIA E CONSISTÊNCIA DE TREINO COM A TAXA DEADERÊNCIA EM ACADEMIA:UM ESTUDO DE COORTE.

Frequência; academia; abandono; aderência

Introdução:As academias oferecem uma ampla gama de exercícios físicos que podem serrealizados por pessoas de diferentes faixas etárias e condições clínicas, de forma individual ouem grupo em um ambiente supervisionado, que pode ser confortável e com alta tecnologia.Apesar disso, as taxas de aderência ao longo do tempo tendem a cair drasticamente,caracterizando alto abandono nesse setor. Diante disso, influências sobre a permanência dealunos em academias devem ser investigadas.Objetivo:Nosso estudo investigou arelação dafrequência e consistência (quantidade de semanas por mês) de treino sobre a taxa de aderênciade alunos de academias de ginastica.Metodologia:Esse estudo de coorte retrospectivo incluiu1087 (37,04±10,35 anos; 57,31% mulheres) alunos matriculados em uma academia durante oano de 2021. Características como tipo de contrato, acompanhamento de profissional,frequência e consistência de treino de alunos ao longo de doze meses foram analisadas.Resultados:A taxa deaderência apresentoudeclínioao longo do tempo, sendo observado quesomente 43% permaneceram ao final dos doze meses. Um menor risco para o abandono foiobservado nos participantes com idade acima de 36anos, tipo de contrato sendo anual parceladoou recorrente, frequência de treino acima de 4 vezes por mês, e treinar por mínimo 3 semanaspor mês.Conclusão:Alunos que apresentaram mais frequência e mais consistênciapermaneceram por mais tempo frequentando academia.

Presidente - 1989744 - HASSAN MOHAMED ELSANGEDY
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI
Externo ao Programa - 2413545 - LEONIDAS DE OLIVEIRA NETO - UFRNExterno à Instituição - JOHNNATAS MIKAEL LOPES - UNIVASF
Externo à Instituição - TONY MEIRELES DOS SANTOS - UFPE