Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FERREIRA SILVA

DISCENTE : BRUNO FERREIRA SILVA
DATA : 14/04/2022
LOCAL: http://meet.google.com/rmp-bupv-ktq

O ensino do jogo e de habilidades socioemocionais por um professor-pesquisador de educação física em três escolas no interior da Paraíba: uma perspectiva de sistematização a partir da dinâmica do corpo

Educação Física, aprendizagem, inteligência emocional.

Este trabalho representa uma intenção do autor de relacionar de forma sistemática os aspectos de habilidades socioemocionais e a Educação Física. As constantes reflexões feitas sobre as aulas de educação física e as relações interpessoais que acontecem nelas, fez-me pensar na possibilidade de desenvolver essa dissertação. O problema de pesquisa surge do questionamento se o componente Educação Física pode e deve ensinar sobre as habilidades socioemocionais na escola considerando seu objeto de estudo e sua especificidade. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo geral: identificar a possível relação de ensino das habilidades socioemocionais na especificidade da educação física a partir da perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Como objetivos específicos temos: a elaboração e aplicação de uma unidade didática de ensino em Educação Física pautada nos blocos de conteúdos temáticos, especificamente no que se refere à dinâmica do corpo – aspectos inter(pessoais) – psicologia. O segundo objetivo específico trata de compreender o ensino de habilidades socioemocionais por parte da educação física escolar, considerando o elemento cultural Jogo. O estudo, de característica descritiva, tem abordagem qualitativa, pautando-se na modalidade de pesquisa estudo de campo. Como instrumentos de pesquisa específico foram utilizados o questionário diagnóstico e final, registros imagéticos e diário de campo. Os locais escolhidos para as práticas pedagógicas foram as escolas em que o autor tinha vínculo empregatício, sendo três escolas no interior da Paraíba: Raul de Freitas Mousinho, Guarabira-PB; José Tomaz de Aquino, Cuitegi-PB; Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho, Sapé-PB. Apenas a escola na cidade de Sapé estava no modo de ensino remoto/online. A proposta de intervenção teve a quantidade de quatro aulas com base na perspectiva da sistematização dos blocos de conteúdos temáticos da educação física. A ênfase na análise esteve sob a estrutura dos blocos 1 e 3. No bloco 1, o elemento cultural em questão foi o jogo. O bloco 3: aspectos intrapessoais/interpessoais teve como elemento central – os aspectos da psicologia. As quatro aulas abordaram o jogo cooperativo e suas relações com quatro habilidades socioemocionais ensinadas: autocontrole, empatia, resiliência emocional e colaboração. As turmas selecionadas para participar da intervenção foram todas do 6º ano do ensino fundamental anos finais. Devido ao período pandêmico, nas cidades de Guarabira e Cuitegi, com aulas presenciais, as turmas estavam divididas em dois grupos, em que cada grupo assistia aula de quinze em quinze dias. Devido a essa sistemática, apenas um grupo participou das aulas. Ao todo 24 alunos(as) tiveram participação completa somando-se as três escolas. Conclui-se que é possível sim a educação física ensinar de forma sistemática sobre as habilidades socioemocionais de forma que os(as) alunos(as) possam ter na escola uma educação integral, que proporcione conhecimentos e aprendizagens nas diversas dimensões do ser humano: cognitiva, motora, social e emocional.

Presidente - 134.572.168-43 - LUIZ SANCHES NETO - UFC
Interna - 127.196.788-05 - LUCIANA VENÂNCIO - UFC
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - CARLA ULASOWICZ - UFC