Banca de QUALIFICAÇÃO: SÉRGIO MELO DA CUNHA

DISCENTE : SÉRGIO MELO DA CUNHA
DATA : 21/12/2021
LOCAL: meet.google.com/xks-fwxr-vxj

EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E TECNOLOGIA: CONEXÕES A PARTIR DE MATERIAL PARADIDÁTICO DIGITAL E INTERATIVO

Educação Física escolar; Saúde; Tecnologia.

O presente estudo parte da relação histórica e inquietante entre a Educação Física (EF) escolar e o uso de materiais didáticos, chegando aos debates sobre o ensino da saúde transversalmente a todas as unidades temáticas da EF postas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), haja vista a relevância histórica deste tema para a Educação Física. É sob esta excitação que nossa pesquisa se desenvolve problematizando a possibilidade de implantação de um artefato incomum à tradição da EF escolar – o livro paradidático – no ensino da saúde transversalizando todas as unidades temáticas do componente curricular na BNCC. Busca-se responder ao seguinte questionamento: como se dá o processo didático-pedagógico do ensino do tema saúde na Educação Física escolar a partir do uso do livro paradidático digital e interativo? O estudo tem como objetivo geral compreender as estratégias dos professores e das professoras do ensino fundamental II para ensinar o tema saúde nas aulas de EF a partir de material paradidático digital. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza exploratória. Os estágios exploratórios nos levam a três etapas. A primeira, de natureza descritiva, expõe o processo de idealização, escrita e apresentação de um livro paradidático digital e interativo. A segunda, também de caráter descritivo, apresentação o contato com os professores de EF da rede pública de educação da cidade do Natal/RN. Enquanto a terceira etapa, que se trata de uma análise de conteúdo, sobre os dados colhidos junto aos grupo focal de professores da rede pública municipal de ensino da capital do Rio Grande do Norte (planejamentos, aulas e entrevistas semiestruturadas). Nesta fase seguiremos as três fases da operacionalização da análise temática proposta por Minayo (2007): a) pré-análise; b) exploração do material; e c) tratamento dos resultados. O grupo é formado por 4 professores e uma professora que serão apresentados no texto como personagens fictícios do universo Star Wars.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA