Banca de DEFESA: ÂNGELO BEZERRA DE QUEIROZ ROCHA

DISCENTE : ÂNGELO BEZERRA DE QUEIROZ ROCHA
DATA : 09/09/2021
LOCAL: webconferência -meet.google.com/sxi-egbd-tky

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.

História em Quadrinhos; Linguagens; Educação Física escolar; Mídia-Educação.

A presente dissertação surgiu de uma inquietação sobre o uso das histórias em quadrinhos na escola, em especial nas aulas de Educação Física, tendo em vista que esta forma de linguagem desperta um interesse maior nos alunos por envolver características lúdicas. As histórias em quadrinhos (HQs) proporcionam entretenimento aos jovens e adultos, porém a intenção das HQs não é apenas divertimento e passatempo, elas também podem ter a função de informar, formar e educar o cidadão. Nesse sentido, a questão de estudo do nosso trabalho é: Como as histórias em quadrinhos, no ensino da Educação Física escolar contribui para ampliação das possibilidades pedagógicas? O objetivo geral do estudo é descrever e analisar a experiência pedagógica com as histórias em quadrinhos no ensino da Educação Física escolar na segunda etapa do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como sendo uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, e participante a partir de uma intervenção pedagógica. O cenário do estudo é a Escola Estadual Lauro de Castro, localizada em Natal/RN. A pesquisa envolve uma turma do 6º ano, sendo 21 meninas e 17 meninos, totalizando 38 alunos. A intervenção se deu em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas remotas motivadas pela crise da pandemia no decorrer do ano 2020. Tendo um total de 8 semanas (16 aulas), cada aula com duração de 50 minutos. Diante desse cenário educacional atual, foi necessário nos reinventar a cada instante, no intuito de propor uma educação que contemple novas formas de ensinar, contribuindo para o ensino-aprendizado dos nossos alunos, oportunizando a formação de indivíduos críticos, reflexivos e criativos. A análise da experiência pedagógica se deu a luz da análise cultural através de dois tipos de material de pesquisa, a saber: observação participante, no que tange aos processos, e as produções dos alunos, no que se refere aos produtos. Os resultados interventivos da pesquisa referente aos conteúdos temáticos da Educação Física escolar, mostrou-se um grande diferencial para o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, na qual os alunos se mostraram motivados ao trabalho com os colegas, na organização, onde os mesmos se colocaram i envolvidos na distribuição para a realização das tarefas, exercício de autoria em desenvolver suas narrativas por meio de roteiros criativos, além de incentivar o discente a ter mais autonomia, tendo em vista a responsabilidade atribuída ao aluno com a proposta.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARTA GENU SOARES - UEPA