Banca de DEFESA: MÔNICA SIMONE RODRIGUES FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÔNICA SIMONE RODRIGUES FREITAS
DATA : 31/08/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O CORPO NA OBRA DE CARLOS SÉRGIO BORGES: EXPERIÊNCIAS

ESTÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Corporeidade, Estética, Fenomenologia e Educação Física.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa, busca investigar sobre o corpo ontológico e sensível, que é fonte
de conhecimento. Para tanto, buscamos a obra de arte, em especial a pintura, essa
manifestação expressiva do corpo que o homem se apropria para se comunicar desde os
primórdios, surgindo antes mesmo da própria verbalização humana e que, ao longo do
tempo, vem se metamorfoseando e denotando nossa condição de sujeito, que é corpo no
mundo. Assim, apoiamo-nos em obras pictóricas do artista plástico Carlos Sérgio
Pinheiro Borges que, há mais de quatro décadas, expõe sua arte para o mundo. Com o
intuito de ampliar os conceitos de corporeidade, estética e cultura, aspirando preencher
lacunas ainda existentes na Educação Física no sentido de fomentar, refletir e ampliar os
discursos sobre corpo sensível, utilizamos o método fenomenológico fundamentados
nos estudos do filósofo Francês Maurice Merleau-Ponty, tendo como base a pesquisa
qualitativa. Considerando o mundo vivido, a redução fenomenológica para a descrição
do fenômeno e apreendendo novos sentidos e significados a este corpo que transcende,
utilizamos, como técnica de pesquisa, a rede de significados, a qual nos possibilita uma
maior aproximação com o fenômeno através de um conjunto de elementos que
apresentam sentido e significado ao objeto percebido. Na composição da rede de
significados recorremos a registros fotográficos e apreciação de algumas obras
pictóricas do artista, entrevista com o mesmo, panfletos de suas exposições,
documentário, e matérias de um jornal local. No desenlace da pesquisa, compreendemos
que as pinturas nos possibilitam perceber que, sendo o corpo sensível e fonte de
conhecimento, ele também é complexo, inacabado e está sempre em constante
construção. Essas percepções contribuem para a Educação Física, uma vez que ampliam
a compreensão de corpo para além de determinismos e linearidades pautadas na visão
racionalista da cultura ocidental, rompendo barreiras enrijecidas sobre o corpo, na
medida em que o mesmo ainda é compreendido como um instrumento passivo de
manipulação e controle.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Interna - 1551552 - MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES
Externa ao Programa - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA - UFMA
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 15:11
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