Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLUZA ARAUJO MOREIRA DANTAS

DISCENTE : KARLUZA ARAUJO MOREIRA DANTAS
DATA : 28/06/2021

A CRIANÇA E O BRINCAR:

TRANSIÇÃO DO ENSINO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL

Transição, brincar, ensino fundamental, ensino infantil.

O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. Nesse sentido, não se pode esquecer da importância do brincar nessa etapa da vida escolar da criança, para que elas superem, com sucesso, os desafios da transição. A partir dos seis anos de idade, as crianças são inseridas no Ensino Fundamental e, nesse momento, elas vivem a transição de um ciclo de ensino para o outro. Sendo a transição, em especial, aquela que a criança vive na passagem do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental, o nosso estudo tem por objetivo analisar a transição do brincar e se-movimentar no trato pedagógico de crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino fundamental de nove anos. Nosso trabalho é caracterizado como um estudo de caso e segue uma abordagem qualitativa. A investigação aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Maia, da rede pública de ensino da cidade de Natal-RN. Realizamos o acompanhamento de uma turma de 27 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 05 e 07 anos de idade, que estavam devidamente matriculadas e cursando, no ano letivo de 2019, o IV nível do Ensino Infantil, e que fez a progressão para o 1º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2020. Também fizeram parte dessa pesquisa, os professores que desenvolviam suas práticas pedagógicas nessas turmas. Para além do estudo do cotidiano escolar, recorremos à pesquisa documental para subsidiar as discussões sobre as políticas e normas que regulamentam esses ciclos de ensino (DCNEI, RCNEI, BNCC, RCMEI) e utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação com registro no diário de campo e entrevista semiestruturada. Nesta pesquisa, ficou evidente que a escola onde foram realizadas as observações não oferecia condições para a efetivação do que uma boa transição entre esses ciclos de ensino (EI e EF) requer. Na realidade observada na Educação Infantil não há preocupação com desempenho, sendo que, ao chegarem ao primeiro ano do EF, essa realidade muda. Percebeu-se que, na escola estudada, ainda não é dado ao brincar a importância merecida no processo educativo das crianças que estão chegando ao EF.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS