Banca de DEFESA: LIEGE CARLOS SILVA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIEGE CARLOS SILVA DE LIMA
DATA : 28/12/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Aderência e permanência as práticas corporais e sua repercussão no bem-estar dos servidores da UFRN com problemas osteomioarticulares.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Aderência. Bem-estar. Problemas osteomioarticulares. 


PÁGINAS: 50
RESUMO:

INTRODUÇÃO: No Brasil, os estudos sobre aderência têm verificado que aproximadamente 70% das pessoas que iniciam um programa de atividades físicas em academias não continuam a realizar as atividades. Um programa de atividade física estruturado requer comprometimento com mudanças de hábitos, fato este que pode dificultar à aderência aos treinos. OBJETIVO: Avaliar como as estratégias influenciaram a aderência e permanência às práticas corporais e sua repercussão no bem-estar dos servidores da UFRN com problemas osteomioarticulares. MÉTODOS: O presente estudo é longitudinal, caracteriza-se como descritivo, com amostra escolhida de forma intencional. Participaram do estudo 07 servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com idade entre 33 e 68 anos, sendo 04 homens e 03 mulheres com idade, estatura e massa corporal dos indivíduos (52,77±12,46) anos, (164,00±7,70) cm e (79,24±16,67) kg, respectivamente. A aderência e permanência, assim como o bem-estar foram avaliadas a partir dos recursos das seguintes ferramentas, recursos de áudio, vídeos e imagens, relatórios escritos, diário de campo escrito e diário de campo oral, como também as avaliações continuadas através das fichas de treinamento, foram avaliados após análise de conteúdo onde o instrumento para construção do corpus foi à culminância dessa fase do projeto. RESULTADOS: Dentre os achados relacionados às repercussões na melhora do bem-estar podemos citar; melhoria na qualidade de vida, melhoria no bem-estar físico tais como, diminuição das dores e melhora da funcionalidade, assim como o bem-estar mental onde foi relatado diminuição da ansiedade e no bem-estar social, na integração intergeracional ao grupo. CONCLUSÃO: Dessaforma observamos que as estratégias elencadas no presente estudo contribuíram na aderência e permanência das práticascorporais de academias as quais repercutiram de forma positiva no bem-estar dos servidores da UFRN.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN
Externo à Instituição - RADAMES MACIEL VITOR MEDEIROS - UNI-RN
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 15:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao