Banca de DEFESA: KALINE BRITO DOS SANTOS

DISCENTE : KALINE BRITO DOS SANTOS
DATA : 22/12/2020
LOCAL: remoto

DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

Aptidão física, Cognição, Desempenho Acadêmico, Exercício, Desenvolvimento Cerebral, Comportamento saudável

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, a relação entre atividade física, aptidão, função cognitiva e desempenho acadêmico em crianças está recebendo atenção considerável. Os benefícios de um estilo de vida ativo na infância têm implicações na saúde pública e na educação. OBJETIVO: Investigar a associação entre aptidão cardiorrespiratória com o desempenho do controle cognitivo inibitório em crianças brasileiras. MÉTODOS: Participaram do estudo quarenta e oito crianças com idade média de 10,5 ± 0,7 anos, dentre as quais 25 (52,1%) eram meninos e 23 (47,9%) eram meninas. Para analisar a correlação entre as variáveis foram utilizados os coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Nas correlações significativas (p≤ 0.05), o poder preditivo (R2) das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes (variáveis cognitivas) foi determinado pela análise de regressão linear. RESULTADOS: Foi evidenciado que o grupo com maior aptidão cardiorrespiratória teve um maior tempo de reação (TR) no teste de controle inibitório de comida e um menor desempenho no teste de desempenho escolar (TDE) em comparação aos outros grupos de baixo e moderado aptidão cardiorrespiratória. Além disso, observamos que as crianças com percentual de gordura mais elevado apresentavam mais erros no teste cognitivo inibitório específico para comida e um menor tempo de reação para comida. CONCLUSÃO: Esse estudo nos permite concluir que um maior nível de aptidão cardiorespiratória não está associado ao melhor desempenho cognitivo neste público.

Presidente - 2231794 - EDUARDO BODNARIUC FONTES
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL