Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE BRITO DOS SANTOS

DISCENTE : KALINE BRITO DOS SANTOS
DATA : 11/09/2020
LOCAL: Remota

DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

Aptidão física, Cognição, Desempenho Acadêmico, Exercício, Desenvolvimento Cerebral, Comportamento saudável

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, a relação entre atividade física, aptidão, função cognitiva e desempenho acadêmico em crianças está recebendo atenção considerável. Os benefícios de um estilo de vida ativo na infância têm implicações na saúde pública e na educação.MÉTODOS: Participaram do estudo quarenta e oito crianças com idade média de 10,5 ± 0,7 anos, dentre as quais 25 (52,1%) eram meninos e 23 (47,9%) eram meninas.Nesta pesquisa foi analisado o tempo de reação (TR) e número de erros (NE) nos testes cognitivos food (comida) e Toys (brinquedo). Para avaliar o desempenho das crianças em escrita, leitura e aritmética foi utilizado teste de desempenho escolar (TDE). A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada através do teste indireto Léger. A distribuição normal foi verificada através do teste Shapiro-Wilk. Após realizar uma descrição dos dados, os coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Nas correlações significativas (p ≤ 0.05), o poder preditivo (R2) das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes (variáveis cognitivas) foi determinado pela análise de regressão linear.RESULTADOS: Foi evidenciado que o grupo com maior consumo de oxigênio teve um maior tempo de reação (TR) e um menor desempenho no teste escolar (TDE) em comparação aos outros grupos no teste cognitivo de comida. Além disso, encontramos também uma correlação significativa em relação aos números de erros (comida) e o tempo de reação (comida) com o percentual de gordura das crianças. CONCLUSÃO: Os achados do estudo sugerem que uma maior aptidão cardiorrespiratória influência em um menor desempenho cognitivo neste público.

Presidente - 2231794 - EDUARDO BODNARIUC FONTES
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - FILIPE FERNANDES OLIVEIRA DANTAS - UNI-RN