Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA SOARES DA COSTA

DISCENTE : FERNANDA SOARES DA COSTA
DATA : 05/12/2019
LOCAL: sala 06

MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS, SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE FORÇA.

síndrome do ovário policístico, o treinamento resistido, destreino, Composição Corporal, periodização e tratamento.

Introdução: Há necessidade de medidas específicas para restabelecer a saúde em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).  Esta condição metabólica cresce cada vez mais, em adolescentes e adultos na qual o mal hábito alimentares e o sedentarismo agrava a doença, causando uma diminuição na autoestima, qualidade de vida, distúrbios psicológicos, reduzindo assim, a saúde física e mental. Intervenções no estilo de vida (dieta e exercício físico) modificam os sintomas e são considerados o principal tratamento não farmacológico. Sendo assim, o protocolo de treinamento resistido moderado a intenso e o destreino; tem como Objetivo: Analisar a composição corporal e força muscular em mulheres com Sop, submetidas a intervenção com treinamento e força. Método: O recrutamento foi realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, e via SIGAA, onde realizaram exames laboratoriais e de imagem para comprovarem o diagnóstico. Os critérios de inclusão são mulheres com a função renal e hepática normal, sem uso de medicações que interfiram nas dosagens hormonais e/ou metabólicas há pelo menos 3 meses, com idades 16 a 40 anos e com um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 18,5 kg/m² e menor do que 40 kg/m². A amostra foi recrutada e dividida em 3 grupos: grupo intervenção e 2 grupos controles. A intervenção tem duração de 12 semanas com 36 sessões de intervenções com treinamento de força supervisionado e os grupos controle teve aconselhamento de estilo de vida sem supervisão. Testes de pré – pós intervenção e destreino incluem medidas de composição corporal (DEXA), avaliação da Força Máxima através do Dinamômetro (preensão manual e escapular).

Resultados: Este estudo destina-se a demostrar a eficácia do treinamento resistido de intensidade moderada a intensa em busca de melhoraria nos efeitos adversos da síndrome. O desfecho primário para este ensaio é medir as melhorias na composição corporal e força; mudança nos sintomas e após a resposta ao exercício e verificar como ele se comportam no destreino. Os desfechos secundários incluem análises do destreinamento e suas possíveis causas na composição corporal, força muscular das mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos. BMD de perna de mulheres com SOP e intervenção aumentou significativamente o ganho com e já quando houve o destreino diminuiu. Os valores da coluna quem não tem SOP tem os valores de BMD bem mais elevados do que quem tanto nas mulheres que tiveram intervenção como as que não foram submetidas. Com relação a pelve consegui se com o treinamento de força uma elevação em BMD significativa, porém quem não tem SOP, e o grupo controle de SOP sem intervenção tem os valores mais baixos. No valor total BMD quem não tem SOP tem o valor acima. E quem tem SOP e não treinou tem os valores mais baixos ainda. Os índices de androide e ginoide são bem elevados em mulheres com SOP resultando em um risco cardiovasculares e síndrome metabólica Conteúdo ósseo mineral e mais elevado em mulheres que não tem sop em todos os índices de valores. Livre de Gordura temos o valor menor em mulheres sem SOP. A força Aumento com o treinamento e no destreino redução. Conclusão: O presente estudo demostrou que o treinamento de força possui efeito interessante sobre as medidas de composição corporal e força de mulheres com SOP.

Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL