Banca de DEFESA: FELIPE VELOSO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE VELOSO DA SILVA
DATA : 26/07/2019
HORA: 11:00
LOCAL: auditorio DEF
TÍTULO:

O EFEITO SOBRE AS AVD’S, EQUILÍBRIO, FORÇA E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SUBMETIDAS A TREINAMENTO CONCORRENTE.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento aeróbio, Treinamento resistido, composição corporal, equilíbrio, Deficiência Intelectual.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

 

RESUMO
As pessoas com Deficiência Intelectual (DI) apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas cardíacos, diabetes, obesidade e distúrbios musculoesqueléticos. Além disso, mais de 66% das pessoas com Deficiência Intelectual (DI) têm problemas nos membros inferiores, hipotonia e frouxidão ligamentar, que podem influenciar na vida diária. O objetivo do trabalho foi verificar o efeito do treinamento concorrente nas Avd’s, equilibrio, força e composição corporal em pessoas com deficiência intelectual. Foram avaliados 20 indivíduos com idade entre 17 e 37 anos, sendo 13 homens e 07 mulheres, todos submetidos a 12 semanas de treinamento concorrente (treinamento resistido e atividade aeróbia), 2 vezes por semana em dias alternados. Foram avaliados os componentes da composição corporal e densidade óssea, utilizando o equipamento de densitometria por emissão de raios X de dupla energia (DEXA). Componentes do controle postural: Área e Deslocamento total pré, pós-intervenção e destreino, estas medidas foram realizadas na Plataforma de Força, triaxial. As avd’s foram avaliadas através de relatórios quinzenaispelos responsáveise para a mensuração da força, utilizamos testes específicos (sentar e levantar, força isometrica de membos superiores e prensão manual através de dinamometria). Para comparar o efeito da intervenção sobre as variáveis foram realizados os testes t de student pareado (variaveis paramétricas) e o teste de wilcoxon (variáveis não paramétricas). A variação entre os valores médios foi apresentada pelo delta de variação global (Δ). O principal achado desse estudo aponta estratégias individuais de avaliação, de acordo com as capacidades e particularidades nas modificações da composição corporal e seus componentes estudados. De acordo com os resultados encontrados, podemos concluir que a estratégia de treinamento utilizada, assim como a metodologia utilizada nas condução deste treinamento para pessoas com Deficiência Intelectual (DI), surtiu efeito positivo na modificação em alguns dos componentes da composição corporal, densidade mineral óssea, níveis de força, equilibrio e atividades da vida diária (avd’s).

P


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externo à Instituição - HUMBERTO JEFFERSON DE MEDEIROS - UERN
Externa à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN
Externo à Instituição - RADAMES MACIEL VITOR MEDEIROS - UNI-RN
Notícia cadastrada em: 28/06/2019 16:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao