Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEYLLA MIRIS DE LIMA SANTOS

DISCENTE : SHEYLLA MIRIS DE LIMA SANTOS
DATA : 16/05/2019
LOCAL: LEFEM-DEF/UFRN

EDUCAÇÃO FÍSICA E NARRATIVAS MIDIÁTICAS: MEDIAÇÃO E SABERES PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

Educação Física, narrativas midiáticas, pedagogia cultural.

Estão pautadas na literatura variadas questões relativas às relações entre as mídias e as práticas corporais na sociedade contemporânea.  Nestes termos, incentiva-se o debate posto, dado a relevância das interfaces entre as mídias e a Educação Física escolar, considerando que uma das finalidades desta disciplina é proporcionar a apropriação crítica e vivências dos mais diversos tipos de práticas corporais. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá respaldo, aos professores, para a utilização das mídias em sala de aula, assim como, propõem dimensões do conhecimento e habilidades de aprendizagem que podem ser desenvolvidas a partir de apreciações de discursos midiáticos e utilização de “recursos audiovisuais”. Posto isso, o estudo tem como objetivo analisar os conteúdos das práticas corporais presente no programa Esporte Espetacular e estabelecer uma correlação com suas possibilidades de usos pedagógicos apontados na BNCC, na perspectiva dos professores de Educação Física. Para isso, será adotado o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, no qual será realizada a observação sistemática de 17 transmissões na íntegra do Programa “Esporte Espetacular”. As transmissões serão observadas através do portal “Globo Play” (https://globoplay.globo.com), que disponibiliza os programas na íntegra, restrito para assinantes. Para mapear as reportagens, organizamos o material por dia, considerando, nos produtos midiáticos, os seguintes indicadores: duração, prática corporal, síntese da reportagem, unidade temática segundo a BNCC e dimensões do conhecimento/habilidades relacionadas. Os resultados obtidos serão apresentados a um grupo focal, formado por professores da Rede Pública de Ensino Municipal do Natal, onde, discutiremos sobre as minhas impressões, enquanto pesquisadora, e as impressões deles, enquanto professores ambientados com o cotidiano escolar. Esse debate será gravado e todo o conteúdo será analisado, após transcrição do áudio.

Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - JEANE FÉLIX DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 29/04/2019 09:53