Banca de DEFESA: LAÍS SARAIVA TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS SARAIVA TORRES
DATA : 26/02/2018
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO VER
TÍTULO:

UMA FENOMENOLOGIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES COM FILOSOFIA, CIÊNCIA E ARTE.


PALAVRAS-CHAVES:

movimento, fenomenologia, biomecânica, fotografia, educação física.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Amparada pela fenomenologia, esta pesquisa tem como motivo primeiro os acontecimentos existenciais que fazem refletir sobre o movimento humano. Então, a Educação Física e o esporte são os cenários do mundo vivido e o corpo é o ponto de vista principal nesses mundos, uma relação que configura a experiência vivida, a referência primeira na atitude fenomenológica. A partir dessas considerações, o objeto de estudo é delineado em torno de uma fenomenologia do movimento, sobre o qual é realizado o estado da arte e é apresentado a problemática de pesquisa, intencionando a investigação do movimento pela seguinte questão:  como a perspectiva da fenomenologia pode ampliar a leitura da biomecânica na Educação Física? Objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimentos científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação proposta, é utilizada como referência metodológica a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, e nesse movimento, as fotografias de Eadeaward Muybridge valem-se como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. Perante o texto introdutório, o objeto, a questão de estudo, o objetivo e o referencial teórico e metodológico, esta pesquisa é constituída de três capítulos. O primeiro capítulo intitulado de “Movimento, Ciência e Educação Física”, percorre a história movimento, da ciência e da Educação Física, revelando dois mundos, dois pensamentos, duas formas de compreender o movimento pelos conceitos de corpo e percepção, em especial no esporte, notadamente pela biomecânica e a Fenomenologia de Merleau-Ponty. O segundo capítulo intitulado de “Movimento, Arte e Educação Física” tem como enfoque às artes visuais interessadas na representação do movimento humano, possibilitando uma discussão sobre os conceitos de técnica e estética do ponto de vista da compressão biomecânica e fenomenológica do movimento presente na Educação Física, em particular no âmbito esportivo. No terceiro capítulo “Movimento, Fenomenologia e Educação Física, é realizada uma reflexão fenomenológica do movimento a partir das cronofotografias de Eadweard Muybridge, uma leitura sobre o movimento que relaciona a experiência vivida, as noções de corpo-próprio, esquema corporal e motricidade, e os movimentos expressos fotograficamente, revelando uma fenomenologia do movimento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Interno - 1551552 - MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES
Interno - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Externo à Instituição - WAGNER WEY MOREIRA - UFTM
Notícia cadastrada em: 18/12/2017 09:31
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