Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOYSE EMMANUELLE ROCHA BRAZ BENJAMIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELOYSE EMMANUELLE ROCHA BRAZ BENJAMIM
DATA : 27/11/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 6_PPGEF_DEF
TÍTULO:

EFEITOS DO JOGO SIMBÓLICO DA PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO MEIO AQUÁTICO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno Autístico; Atividade Motora; Recreação; Socialização; Autonomia; Ambiente Aquático


PÁGINAS: 44
RESUMO:

Introdução: O transtorno do espectro autista é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete a socialização, a comunicação e os indivíduos acometidos apresentam movimentos estereotipado, repetitivos, comportamento isolado e, em muitos casos deficiência intelectual, provocando um atraso no desenvolvimento. Sendo assim propomos uma intervenção através da vertente pedagógica da psicomotricidade relacional em grupo, por meio do brincar espontâneo/simbólico no meio aquático. 

Objetivo: Analisar os efeitos do jogo simbólico da psicomotricidade relacional no meio aquático no comportamento social em crianças com transtorno do espectro autista. 

Metodologia: Trata-se de estudo de uma série de casos, de natureza descritiva, observando o seu método de cunho transversal observacional. A amostra será formada por 10 sujeitos de ambos os sexos com transtorno do espectro autista de 5 a 8 anos de idade do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) de Natal/RN. Esses farão sessões de psicomotricidade relacional 2 (duas) vezes por semana, 1 (uma) hora por sessão, totalizando 16 (dezesseis) sessões de intervenções. Serão utilizados 2 (dois) questionários relativos a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicaremos antes e depois das 16 sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções serão filmadas e fotografadas para posterior análises, como também serão utilizados prontuários de acompanhamento e clínico institucional do CAPSi de Natal, relatórios espontâneos e reflexivos dos profissionais de educação física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com pais ou responsáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 396726 - JONATAS DE FRANÇA BARROS
Externo ao Programa - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HELIO FRANKLIN RODRIGUES DE ALMEIDA - UNIR
Externo à Instituição - Paulo José Barbosa Gutierres Filho - UnB
Notícia cadastrada em: 09/11/2017 10:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao