Banca de QUALIFICAÇÃO: PETRUS GANTOIS MASSA DIAS DOS SANTOS

DISCENTE : PETRUS GANTOIS MASSA DIAS DOS SANTOS
DATA : 05/12/2017
LOCAL: Departamento de Educação fisica

EFEITO DO TREINAMENTO DE SPRINTS REPETIDOS NO DESEMPENHO ANAERÓBICO E AERÓBICO DE ATLETAS DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO

Palavras-chave: Atletas; aptidão física; exercício; esporte; treinamento

Nos esportes coletivos de características intermitentes a manutenção das movimentações de alta intensidade frente a elevada repetição destes esforços é essencial para o rendimento competitivo. Nesse sentido, o treinamento de sprints repetidos pode se apresentar como uma interessante estratégia para promover melhorias em diferentes componentes da aptidão física relevantes aos esportes coletivos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do treinamento de sprints repetidos no desempenho anaeróbico e aeróbico de atletas durante o período preparatório. Trinta e seis atletas universitários do sexo masculino participaram deste estudo, sendo 19 atletas de voleibol e 17 de basquetebol com idade entre 18-24 anos. Os atletas foram alocados de forma randomizada em dois grupos: o experimental que envolveu o treinamento de sprints repetidos e o controle que realizou apenas treinamento técnico-tático. Todos os atletas foram submetidos a avaliação da composição corporal, teste incremental máximo em esteira, capacidade de sprints repetidos, salto vertical contra movimento e intermitente. Uma ANOVA de medidas repetidas (tempo x condição) e a inferência baseada na magnitude foram utilizadas para se obter respostas do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Observou-se repostas quantitativas e qualitativas superiores no grupo experimental quando comparado com o grupo controle para os índices da capacidade de sprints repetidos, salto vertical contra movimento e intermitente, e aptidão aeróbica dos atletas, o que sugere que o treinamento de sprints repetidos pode ser usado como estratégia a ser incorporada durante o período preparatório dos atletas.

Presidente - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Interno - 1793257 - ARNALDO LUIS MORTATTI