UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO MOVIMENTO: REFLEXOES EPISTEMOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FISICA
Movimento; Fenomenologia; Biomecânica; Fotografia; Educação Física.
Percorrer a história e a epistemologia da Educação Física é defrontar-se com a presença da filosofia, da ciência e da arte nos estudos do movimento humano. Assim, as pesquisas na área sobre esse fenômeno desenvolvem-se de diferentes formas e por diversos enfoques. Neste trabalho, é escolhido intencionalmente pensar sobre o movimento humano de forma complexa, no diálogo entre os conhecimentos, especificamente entre a biomecânica e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, abarcando assim diferentes aspectos sobre o fenômeno. A partir do que é intencionado para a investigação, faz-se os seguintes questionamentos: qual a concepção de movimento humano da biomecânica? Que leituras podemos fazer do movimento humano pelas ciências do vivo, notadamente a biomecânica? Como é possível pensar o movimento humano por meio da análise fotográfica? Objetiva-se traçar uma relação entre filosofia, ciência e arte como perspectiva de ampliar os conhecimentos sobre o movimento humano na Educação Física, posto que essa abordagem, em particular no pensamento de Merleau-Ponty, articula conhecimento científicos, filosóficos e estéticos. Para a investigação, utiliza-se a atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referência metodológica, a migração conceitual de Edgar Morin e as fotografias de Eadeaward Muybridge como estratégias para a reflexão fenomenológica sobre o movimento humano. Nesse movimento metodológico, propomos a construção de três capítulos dissertando sobre os conceitos de corpo, percepção, técnica, estética e esquema corporal para pensar sobre o movimento humano do ponto de vista da experiência vivida: uma fenomenologia do movimento.