Banca de DEFESA: RAFAEL DE GOIS TINÔCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL DE GOIS TINÔCO
DATA : 06/03/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório de estudos em Educação Física, Esporte e Mídia - LEFEM
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR & CINEMA:

Experimentando novas formas de ensinar Esporte no Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física escolar; Ensino Médio; Esportes; Mídia-Educação; Cinema.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A presente dissertação nasceu de uma inquietação sobre os usos dos aparatos audiovisuais na escola, em especial nas aulas de Educação Física. Portanto, o estudo tem como objetivo compreender como o conteúdo esporte pode ser efetivado no âmbito da Educação Física no Ensino Médio ao dialogar com a linguagem cinematográfica, através dos preceitos da mídia-educação. Partiu-se, pois, da seguinte questão de estudo: “Como os alunos do Ensino Médio podem estabelecer uma interlocução entre cinema e esportes nas aulas de Educação Física a partir de preceitos da mídia-educação?”. Para tanto, amparada nas Pedagogias Críticas de ensino da Educação Física, no conteúdo esporte, nos elementos metodológicos da pesquisa-ação, na mídia-educação como concepção de ensino e campo interdisciplinar de saber e no cinema enquanto estratégia de ensino, foi realizada uma interlocução pedagógica de um bimestre letivo nas 4 turmas do 2º Ano (2 Informática e 2 Mecatrônica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Parnamirim (IFRN Campus Parnamirim), tematizando o conteúdo esporte nas aulas de Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado questionário, diário de campo, registros no facebook e a observação sistemática das aulas. As justificativas consistiram no caminhar por novas formas de ensinar na Educação Física, no esforço de superar as concepções típicas de ensino do esporte, ambicionando a ampliação do conhecimento sobre/com eles, angariado pelos princípios da mídia-educação e pelo cinema enquanto estratégia de ensino, bem como na contribuição ao acervo de trabalhos com essa mesma proposta, visto a tímida produção acadêmica. Como principais resultados, obtivemos o aumento do tempo e do espaço das aulas, através do relacionamento nos grupos via facebook diariamente, o trabalho colaborativo nas aulas e na produção final, o acesso crítico e criativo do conteúdo esporte pelos educandos, alicerçado pela mídia-educação e pelo cinema enquanto estratégia de ensino, fugindo das aulas de caráter esportivizado, assim como, a partir do reconhecimento dos processos pedagógicos por parte dos alunos, a materialização de um planejamento significativo e inovador, que influenciou de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo esporte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - DIEGO DE SOUSA MENDES - UFSJ
Externo à Instituição - LUCIANA VENANCIO - UFC
Notícia cadastrada em: 10/02/2017 14:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao