Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE NETO
DATA: 09/11/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06 do PPGEF_DEF
TÍTULO:

EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBIO COM ESTIMULAÇÃO COGNITIVA SOBRE A FUNÇÃO EXECUTIVA, MEMÓRIA E QUANTIFICAÇÃO SÉRICA DO BDNF EM IDOSOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO. 


PALAVRAS-CHAVES:

Exercício aeróbio, estimulação cognitiva, Flexibilidade cognitiva, plasticidade, déficit cognitivo, envelhecimento


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Há evidências de que o exercício físico pode diminuir a perda cognitiva e prevenir a demência em idosos, sendo que indivíduos ativos são menos susceptíveis a desenvolver disfunções mentais do que pessoas sedentárias, o treino cognitivo é outra intervenção que vem sendo investigada, este representa o aprendizado de novas formas de resolução de problemas, no entanto os estudos que investiguem o exercício físico aliado à estimulação cognitiva, ainda são inconclusivos. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar o efeito de uma sessão de exercício físico aeróbio com estimulação cognitiva na memória, na função executiva e no aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) em idosos com diferentes níveis de condicionamento físicos. O presente estudo se caracteriza como quase experimental, com delineamento cruzado. Teremos como amostra 30 idosos (≥60 anos), que serão submetidos a três diferentes sessões, sendo duas de exercício físico (sessão com exercícios automática e com estímulos cognitivos) e uma sessão controle, cada sessão terá duração de 50 minutos. Para avaliar o condicionamento físico será feito o Teste de aptidão física para idosos, a memória será avaliada com o teste de lista de palavras, a função executiva avaliada a partir do teste de trilha, também faremos uma coleta sanguínea antes e após cada sessão a fim de avaliar a variação da quantidade sérica do BDNF. Após a coleta de dados será utilizado o software SPSS 20.0, para gerar toda a estatística descritiva (média, desvio padrão, mínimo e máximo) assim como a estatística inferencial. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 396726 - JONATAS DE FRANCA BARROS
Interno - 2682821 - EDUARDO CALDAS COSTA
Externo à Instituição - RICARDO MORENO LIMA - UnB
Notícia cadastrada em: 03/11/2015 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao