Banca de DEFESA: CHRISTYAN GIULLIANNO DE LARA SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTYAN GIULLIANNO DE LARA SOUZA SILVA
DATA: 24/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO VER DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FISICA
TÍTULO:

CORPO, MOVIMENTO E APRENDIZAGEM NA PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOULCH  


PALAVRAS-CHAVES:

 Psicocinética – Corpo – Movimento – Aprendizagem – Educação Física  


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Como professores de Educação Física escolar, encontramo-nos sempre envoltos às questões relacionadas à nossa atuação, seja nas questões de cunho metodológico ou epistemológico. Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo, movimento e aprendizagem na teoria Psicocinética proposta por Jean Le Boulch e sua aproximação com a Educação Física. Buscamos apontar elementos epistemológicos sobre a teoria, a Educação Física e sua atualidade nesta área, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir com o este campo do conhecimento. Professor francês, formado em Educação Física, Medicina e Psicologia, Le Boulch teve grande influência na área da Educação Física no Brasil nos anos 70 e 80, principalmente com sua vinda para ministrar cursos e com os conhecimentos trazidos da psicomotricidade. Seus estudos caminharam na construção do conhecimento sobre o movimento humano, considerando sua importância no desenvolvimento da pessoa e na crítica à visão mecanicista do corpo e do movimento. Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos trazidos pela Psicocinética apresentados nas referências bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e entrevista desse estudioso, assim como dos debatedores do seu trabalho. Optamos por uma abordagem teórica e adotaremos a Fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty (1999) como referência metodológica, considerando também a influência do seu pensamento nos estudos de Le Boulch. A Educação Física é área do conhecimento na qual a aprendizagem do movimento configura sua intervenção, pensamos então, que o corpo sendo unidade que existe em si próprio em relação ao mundo e esse contato com o mundo dá-se a partir do movimento humano, novos sentidos para o ensino da Educação Física podem configurar-se a partir da reflexão dos conceitos fenomenológicos trazidos por Le Boulch em sua teoria.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/07/2015 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao