Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA TENÓRIO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA TENÓRIO GOMES DA SILVA
DATA: 25/09/2014
HORA: 15:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
TÍTULO:

ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA SOBRE A MODULAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA E TOLERÂNCIA AO EXERCÍCIO EM PESSOAS COM LESÃO MEDULAR COM DIFERENTES NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Lesão medular; Eletromiografia.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:
Introdução: 
Quando a medula espinhal é danificada devido a um trauma, uma doença ou uma anomalia congênita há alterações na sensibilidade e na função motora. Estas, por sua vez, dependem da extensão e da localização da lesão. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), uma técnica de neuromodulação, tem sido utilizada a fim de melhorar a função motora. Porém, estudos sobre sua influência no exercício em pessoas com deficiência física são escassos. 
 
Objetivo: 
Analisar se a ETCC altera a atividade elétrica muscular e a tolerância ao exercício em indivíduos com lesão medular.
 
Métodos: 
Estudo randomizado com nove indivíduos (30,7 ± 5,6 anos e 59,3 ± 14,4 Kg), sendo cinco sedentários e quatro ativos, com lesão medular crônica (13,2 ± 10,9 anos) e destros (Inventário de dominância lateral de Edimburgo). Os indivíduos realizaram uma sessão de familiarização e três sessões experimentais, das quais a primeira foi a condição controle e as demais, de forma randomizada, a condição placebo (sham) ou ativa (anódica) prévias ao teste incremental máximo realizado no ergômetro de braço. A ETCC foi aplicada sobre o córtex motor primário (M1) de forma bilateral durante 13 minutos a 2mA de intensidade da corrente. Durante a realização do teste foi monitorada a atividade eletromiográfica do bíceps e tríceps braquial, bilateralmente.  
 
Resultados: 
A ETCC anódica não foi capaz de alterar positivamente e de forma significativa a atividade elétrica muscular nem o tempo de exercício.
 
Conclusão:
Para indivíduos com lesão medular sedentários e fisicamente ativos a ETCC não modulou a atividade elétrica muscular e nem melhorou a tolerância ao exercício.
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo à Instituição - ALAIR PEDRO RIBEIRO DE SOUZA E SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 10/09/2014 23:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao