Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA CLICIA DOS SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA CLICIA DOS SANTOS COSTA
DATA : 14/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Realizada por videoconferência: Google meet
TÍTULO:

Filogenia de Collembola (Arthropoda, Hexapoda) baseada em mitogenomas completos e novas espécies de Entomobrya Rondani (Entomobryomorpha: Entomobryidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Entomobryidae, Entomobryoidea, Fauna edáfica, Filogenia Molecular, Genoma mitocondrial.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Os colêmbolos são pequenos artrópodes hexápodes que surgiram no Devoniano e são considerados um dos táxons de invertebrados terrestres mais antigos. Collembola é amplamente distribuída e atualmente conta com mais de 9.300 espécies descritas no mundo. O monofiletismo de Collembola é amplamente aceito, uma vez que o grupo possui sinapomorfias importantes, como o colóforo, fúrcula e tenáculo, entre outras. Atualmente Collembola é representada por quatro ordens, Entomobryomorpha, Poduromorpha, Symphypleona e Neelipleona, no entanto, o relacionamento entre estas ordens e entre seus grupos internos ainda não está totalmente claro. O principal objetivo deste trabalho é propor uma hipótese filogenética para as ordens e famílias de Collembola com base em mitogenomas completos, com ênfase nos Entomobryoidea. Para isso, foram utilizadas 105 sequências de genomas mitocondriais completos disponíveis no GenBank, das quais 101 pertenciam a Collembola e quatro eram sequências de Diplura e Protura que foram utilizados como grupos externos. As análises filogenéticas foram conduzidas por análise de Máxima Verossimilhança utilizando os 13 genes codificantes proteicos que juntos compõem o DNAmt (mitogenoma). Os resultados corroboraram com o monofiletismo de Collembola e traz Diplura como seu grupo-irmão. Entomobryomorpha e Poduromorpha foram recuperadas como polifiléticas, com posições inesperadas de Oncopoduridae e Tullbergiidae; Symphypleona e Neelipleona foram recuperadas como monofiléticas e ocuparam posições basais na filogenia. O clado Entomobryoidea + Isotomidae foi recuperado, porém o monofiletismo de Isotomidae não foi recuperado. Orchesellidae reuniu as subfamílias com e sem escamas; Entomobryidae foi resgatada como parafilética e Paronellidae como polifilética, com os Salininae entre os Entomobryinae; por fim, o agrupamento Seirinae + Lepidocyrtinae foi recuperado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Externa ao Programa - 1715271 - RENATA ANTONACI GAMA
Externo à Instituição - RONIERE ANDRADE DE BRITO - UEPB
Notícia cadastrada em: 31/08/2021 12:16
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao