Banca de DEFESA: RUDY CAMILO NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUDY CAMILO NUNES
DATA : 26/08/2019
LOCAL: Sala de Videoconferência POP-RN (centro de convivência)

Estudo taxonômico dos Entomobryoidea (Arthropoda: Collembola) em áreas prioritárias para conservação da caatinga

Entomobryidae; Paronellidae; sistemática; Região Neotropical; Lepidosira; Nothobryinae; Entomobryinae; Serra da Capivara; Serra das Confusões; Sete Cidades

Collembola são pequenos artrópodes amplamente distribuídos por todos os ecossistemas terrestres, com tamanho corporal variando entre 0.12 e 17 mm, e cerca de 9,000 espécies descritas no mundo. Entomobryoidea é a maior superfamília de Collembola, englobando Microfalculidae, Entomobryidae e Paronellidae, sendo que apenas as duas últimas possuem registros para o Brasil, onde a riqueza taxonômica de Collembola é subestimada, com cerca de 291 espécies registradas. A Caatinga está entre os domínios menos amostrados, embora compreenda uma enorme diversidade de ambientes e micro-hábitats, formando um mosaico de diferentes tipos de vegetação caducifólia e com altos índices de endemismo. Para Collembola, a morfologia é a fonte primordial de caracteres taxonômicos e o estudo da quetotaxia dorsal é quase que universalmente utilizado como um caráter preponderante. Neste trabalho, foram amostradas quatro áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade da Caatinga, mas que possuem pouquíssimas informação sobre Collembola: Parques Nacionais Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades, e zona rural do município de Picos, todas no Estado do Piauí. Ao final, foi possível delinear um perfil inicial da fauna de Entomobryoidea nas áreas amostradas, onde provemos um inventário das espécies que ocorrem nessas áreas e sua distribuição pontual. Ao todo foram descritas oito novas espécies: Capbrya sp. n., Cyphoderus equidenticulati Nunes e Bellini, Lepidosira neotropicalis Nunes e Bellini, Nothobrya sertaneja Nunes e Bellini, Pseudosinella triocellata Nunes e Bellini, Seira sp. nov.1, Seira sp. nov.2 e Trogolaphysa piracurucaensis Nunes e Bellini. Foram fornecidas chaves de identificação para as espécies brasileiras de Cyphoderus, Pseudosinella e Trogolaphysa, para os gêneros Neotropicais de Entomobryinae, para as espécies conhecidas de Nothobryinae, e para as espécies de Entomobryoidea das quatro áreas amostradas. Os registros de Entomobryoidea na área estudada passaram de 4 para 22 espécies, 9 gêneros, 6 subfamílias e 2 famílias. Após uma revisão bibliográfica extensa propusemos uma nova diagnose para Lepidosira, descrevemos pela primeira vez a quetotaxia dorsal completa de uma espécie do gênero, e propusemos uma hipótese de posicionamento filogenético baseada em dois marcadores nucleares (18SrRNA e 28SrRNA) e um mitocondrial (COI), corroborando pela primeira vez a transferência do grupo-Lepidosira de Seirinae para Entomobryinae. Elucidamos caracteres chave para a sistemática de Nothobryinae, propusemos sua divisão em duas tribos, e sua inclusão na subfamília Orchesellinae.

Externo à Instituição - NIKOLAS GIOIA CIPOLA
Presidente - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Externo à Instituição - DOUGLAS ZEPPELINI FILHO - UEPB
Externa ao Programa - 1715271 - RENATA ANTONACI GAMA