Palestra "Biodiversidad, ADN y nuevas herramientas de identificación"

PALESTRA: "Biodiversidad, ADN y nuevas herramientas de identificación"
 
Data: 02 de maio de 2019
Local: Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências
Horário: 15h

Na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, às 15h, acontece a palestra Biodiversidad, ADN y nuevas herramientas de identificación, ministrada pela doutora Maria Paz Martín, do Real Jardín Botanico de Madrid - Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC). O tema da palestra trata da utilização de sequências moleculares associadas a dados morfológicos, como ferramenta para a identificação da diversidade de fungos. As estimativas mais recentes apontam para 3,8 milhões de espécies de fungos no planeta, contudo, só se conhece cerca de dois por cento das espécies estimadas. A apresentação da palestra será no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
Maria Paz Martin Esteban é pesquisadora do Consejo Superior de investigaciones Científica(CSIC) desde 2009. Ingressou no Real Jardín Botánico em 1999, como pós-doutoranda no projeto Mycological Flora Ibérica, e foi contratada como pesquisadora do CSIC em 2002 (primeira chamada do programa Ramón y Cajal).Chefe da Unidade de Apoio Técnico de Investigação (2002-2006), Diretor Adjunto de Pesquisa (2006-2007) e chefe do Departamento de Micologia (2009-2017) no Real Jardim Botânico. Pioneira na integração de técnicas moleculares em estudos taxonômicos de fungos na Espanha, teve a oportunidade de participar na formação de pesquisadores, tanto espanhóis como estrangeiros, através de várias parcerias e projetos internacionais (Alemanha, China, Eslovénia, Hungria , Polônia, Portugal, Tailândia, Macedónia, etc). Possui mais de 150 artigos científicos. Nos últimos anos, sua pesquisa se concentra em descobrir e descrever a biodiversidade de fungos por características morfológicas, fisiológicas e moleculares, analisar a variabilidade genética da espécie e estabelecer as relações filogenéticas entre eles. Membro ativo dos grupos de trabalho fungos Consórcio para o Código de Barras da Vida (CBOL ) e Consórcio Europeu para o Código de Barras da Vida ( ECBOL), que visam encontrar melhor região do gene, como um código barras, permitindo a identificação de fungos em nível de espécie. De junho de 2014 a Junho de 2018, Membro do Comitê Internacional da Sociedade Micological da América. E adicionalmente participa no projeto Pesquisador Visitante Especial, com durações de três anos (2014-2016), que visa a integração de alunos brasileiros com pesquisadores estrangeiros, com objetivo de entender as relações filogenéticas dos fungos gasteróides na América do Sul. Desde setembro de 2016 é credenciada como professora visitante do Programa de Pós-graduação em Sistemática e Evolução. Publicou cerca de 200 artigos científicos (132 em revistas incluídas nos índices ISI), 20 capítulos de livros e 2 livros.  
Notícia cadastrada em: 26/04/2019 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao