Banca de DEFESA: WALLACE MESSIAS BARBOSA SÃO MATEUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE MESSIAS BARBOSA SÃO MATEUS
DATA : 30/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves
TÍTULO:

FILOGENIA MOLECULAR DA TRIBO BRONGNIARTIEAE E SINOPSE TAXONÔMICA DE HARPALYCE SECT. BRASILIANAE (LEGUMINOSAE – PAPILIONOIDEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Brongniartieae, datação molecular, taxonomia, neotropical.


PÁGINAS: 217
RESUMO:

Harpalyce é um dos gêneros mais representativos da tribo Brongniartieae (Leguminosae, Papilionoideae) com aproximadamente 35 espécies. O gênero é caracterizado pelo hábito arbustivo ou arbóreo, tricomas glandulares peltados, folhas imparipinadas, flores com cálice bilabiado (lábio vexilar e lábio carenal), frutos do tipo legume deiscente e sementes com estrofiolo. Na última revisão taxonômica o gênero foi subdivido em três seções: Brasilianae, Cubenses e Harpalyce. Apesar de diversos trabalhos de filogenia terem confirmado o monofiletismo do gênero, nenhum conseguiu uma amostragem representativa de toda a diversidade morfológica dos táxons. No presente estudo, foram realizadas reconstruções filogenéticas de Harpalyce a partir de sequências do DNA ribossomal nuclear (ITS/5.8S + ETS) e do cloroplasto (matK/trnK + trnL intron), envolvendo uma ampla amostragem de espécies pertencentes a todas as seções e demais gêneros da tribo Brongniartieae. Este estudo teve como objetivos avaliar o monofiletismo de Harpalyce, sua classificação infragenérica, inferir o tempo de divergência e reconstruir a evolução dos caracteres ancestrais. Os resultados das reconstruções filogenéticas demonstraram o monofiletismo de Harpalyce e das três seções. As análises de datação molecular revelaram que Harpalyce divergiu dos demais gêneros da tribo Brongniartieae no Oligoceno há 30.6 Ma e se diversificou há 21 Ma. Além disso, foi realizada a revisão taxonômica da sect. Brasilianae que inclui uma chave de identificação, dados sobre distribuição geográfica, notas taxonômicas e estado de conservação de todas as espécies; e o outro estudo foi a descrição de duas espécies novas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2325857 - FERNANDA ANTUNES CARVALHO
Interno - 1755074 - LEONARDO DE MELO VERSIEUX
Externo à Instituição - CRISTIANE SNAK - UEFS
Externo à Instituição - DOMINGOS BENÍCIO OLIVEIRA SILVA CARDOSO - UFBA
Externo à Instituição - DOMINGOS CAVALCANTE DE LIMA - JBRJ

Notícia cadastrada em: 16/07/2018 17:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao