Banca de DEFESA: RONEY EMANUEL COSTA DE PAIVA

DISCENTE : RONEY EMANUEL COSTA DE PAIVA
DATA : 17/08/2017
LOCAL: Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências

Peixes de água doce das bacias costeiras no domínio da Mata Atlântica na ecorregião hidrográfica do Nordeste Médio-Oriental

Ictiofauna continental, endemismo, riqueza de espécies, nordeste do Brasil, bacias costeiras.

A Mata Atlântica é domínio fitogeográfico mais ameaçadas do mundo e classificada como um dos hotspots de biodiversidade, por apresentar elevadas taxas de riqueza e endemismo. No entanto, existem divergências quanto ao grau de conhecimento, que varia entre grupos taxonômicos e regiões geográficas. Estudos sobre peixes de água doce apontaram que levantamentos ictiofaunísticos devem ser conduzidos com urgência nas bacias que drenam a Mata Atlântica do Nordeste do Brasil, devido às ameaças que os corpos d’água estão sujeitos, provocadas pelos impactos decorrentes das ações humanas. O conhecimento da ictiofauna da ecorregião hidrográfica do Nordeste Médio-Oriental (NEMO), que abrange as bacias entre os rios Parnaíba e São Francisco, é considerado parcial pontual, com algumas bacias sob influência da Mata Atlântica negligenciadas. O objetivo principal do presente estudo foi analisar a riqueza e composição das espécies de peixes de água doce das bacias sob influência da Mata Atlântica no NEMO, através de compilações realizadas em bancos de dados online e registros em coleções ictiológicas de instituições da região (UFPB e UFRN). Embora seja questionável a delimitação de peixes da Mata Atlântica, o presente estudo definiu como recorte para avaliação, usa somente as bacias que encontram-se total ou parcialmente inseridas neste domínio. Foram registradas 57 espécies de peixes de água doce, em 43 gêneros, 19 famílias e seis ordens, onde nove (9) espécies consideradas nativas foram registradas apenas nos domínios da Mata Atlântica e quatro nos limites da Caatinga, o restante (n=34) é compartilhado em ambos os domínios. Foram listadas também as espécies endêmicas da ecorregião (n=9), ameaçadas (n=1) e não-nativas (n=9). A bacia do rio Paraíba do Norte, a maior dentre as bacias estudadas, apresentou o maior número de espécies (n=33). O trabalho também apresenta uma lista de Unidades de Conservação que foram contabilizadas na porção leste do NEMO, além de quantas e quais espécies foram registradas nestas. O estudo também revela padrões na composição de espécies nas diferentes drenagens, sejam elas microbacias ou bacias de pequeno à médio porte, indicando também lacunas amostrais existentes nestas. Os resultados elevam a riqueza em 39 espécies de peixes continentais conhecidas para a Mata Atlântica, em um estudo que abrangia mais a ictiofauna situada ao sul do rio São Francisco, resultando em uma nova expectativa para a fauna de peixes da região.

Externo ao Programa - 1718346 - EDUARDO MARTINS VENTICINQUE
Externo à Instituição - RICARDO DE SOUZA ROSA - UFPB