Banca de QUALIFICAÇÃO: NERIVANIA NUNES GODEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NERIVANIA NUNES GODEIRO
DATA : 14/10/2016
LOCAL: Sala de reuniões do Centro de Biociências

FILOGENIA DE SEIRINAE (COLLEMBOLA, ENTOMOBRYOIDEA, ENTOMOBRYIDAE) NA REGIÃO NEOTROPICAL: TESTANDO A VALIDADE DA QUETOTAXIA DORSAL COMO ELEMENTO DE COMPARAÇÃO FILOGENÉTICA

Seira, Tyrannoseira, DNA mitocondrial, Next Generation Sequencing, filogenia molecular, mapeamento de caracteres.

Seirinae é uma das mais diversas sub-famílias de Collembola no mundo, grande parte dessa diversidade é devida ao gênero Seira, que possui 220 espécies reconhecidas atualmente. Até o momento, nenhuma filogenia interna foi proposta para o táxon, o que dificulta a organização do conhecimento para comparação e descrição de novas espécies. A quetotaxia dorsal é a principal característica utilizada atualmente para sugerir relações filogenéticas entre as espécies, portanto, é preciso saber se essas comparações têm alguma validade do ponto de vista filogenético. O principal objetivo deste trabalho é esclarecer as relações filogenéticas entre os Seirinae neotropicais, do ponto de vista morfológico e molecular, o que poderá resultar numa divisão do gênero Seira em gêneros menores e na seleção de caracteres quetotáxicos que realmente são informativos do ponto de vista filogenético. Para tanto, propomos uma filogenia com 20 espécies de Seirinae da região Neotropical utilizando o genoma mitocondrial completo das espécies. Além de ser o mais adequado para resolver velhas dúvidas taxonômicas levantadas por estudos morfológicos, o genoma mitocondrial permite a utilização de técnicas de Next-Generation Sequencing que demandam um menor tempo e esforço laboratorial para obtenção dos resultados. Para as análises moleculares, foi extraído e quantificado o DNA total de 1 indivíduo/espécie e bibliotecas foram construídas e sequenciadas utilizando HiSeq 2000. Os dados destes sequenciamentos foram processados e os mito-genomas foram reconstruídos por simulação computacional usando como referência o genoma da espécie Orchesella villosa. Todos os novos genomas foram alinhados para que assim fosse reconstruída a história filogenética do grupo. Neighbor Joining e análise Bayesiana de variação de aminoácidos para todos os novos genomas produziram uma árvore filogenética bem resolvida com alto apoio nodal para a maioria dos nós. Clados dentro Seirinae foram recuperados com o forte apoio o que confirmou o monofiletismo de Seira; a validação do gênero Tyrannoseira através de dados moleculares; a revalidação de Lepidocyrtinus como gênero e a identificação de algumas características morfológicas como de fato diagnósticas, por exemplo, a quantidade de macroquetas no primeiro segmento abdominal.

Presidente - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Interno - 1755051 - BRUNO TOMIO GOTO