Banca de DEFESA: DAVI ZALDER MIGUEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI ZALDER MIGUEL
DATA: 26/02/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala das Algas - Centro de Biociências
TÍTULO:

DIVERSIDADE GENÉTICA E PADRÕES CROMOSSÔMICOS ASSOCIADOS A QUEBRAS DE BARREIRAS PÓS-ZIGÓTICAS EM PEIXES DO GÊNERO Chaetodon (PERCIFORMES)


PALAVRAS-CHAVES:

Perciformes, Distância genética, Peixes recifais, Conservadorismo, Sintenia.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal
RESUMO:

A existência de hibridização entre as mais variadas espécies animais tem sido reportada extensamente na literatura científica, porém tais ocorrências têm sido identificadas de forma recorrente em peixes marinhos. Os indivíduos pertencentes ao gênero Chaetodon possuem por volta de 30 espécies conhecidas que são intercruzantes e capazes de produzir híbridos viáveis. Todas as características pertinentes a este fenômeno vêm sendo constantemente estudadas, porém diversas lacunas de informação ainda se mantêm. No presente trabalho foram comparadas sequências dos genes 12S, 16s, RAG2 e NADH de diversas espécies do gênero Chaetodon que possuem híbridos conhecidos, com o objetivo de aferir qual a distância genética entre essas espécies. Os resultados indicam que as espécies parentais, mesmo abrigando um alto nível de divergência genética, ainda podem se intercruzar e gerar híbridos viáveis. Um mapeamento cromossômico das regiões de DNAr 18S e 5S de três espécies pertencentes ao gênero Chaetodon, C. striatus, C. capistratus e C. sedentarius também foi realizado. Os resultados encontrados indicam um extremo conservadorismo cariotípico nesses animais, pois ambas as marcações se localizaram em regiões intersticiais do par 21 (18S) e 10 (5S) para as três espécies analisadas, bem como 48 cromossomos acrocêntricos em seu cariótipo. Possivelmente tais características estão intimamente ligadas a formação e o estabelecimento de híbridos. Estudos citogenéticos prévios realizados em C. striatus indicam que populações mais distantes mantém um cariótipo homogêneo mesmo quando existentes em uma área geográfica muito grande.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GIDEÃO WAGNER WERNECK FELIX DA COSTA - UFRN
Externo à Instituição - PAULO AUGUSTO DE LIMA FILHO - IFRN
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA

Notícia cadastrada em: 16/02/2016 21:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao