PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Telefone/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTO ALEXANDRE LIMA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBERTO ALEXANDRE LIMA DE ALMEIDA
DATA : 18/04/2024
LOCAL: Videoconferência via Gerência de Redes do CCET/UFRN

A pandemia de covid-19 e seus impactos na reprovação de alunos cotistas e não cotistas de um Instituto Federal de Educação

Demografia da Educação; Reprovação escolar; Lei de Cotas; Covid-19; Instituto Federal de Educação

A importância dessa pesquisa reside no fato de que a pandemia de Covid-19 ocasionou impactos na educação brasileira, interferindo também no fenômeno da reprovação escolar. Tais impactos  se tornaram ainda mais relevantes nos estratos sociais expostos  à maior vulnerabilidade, repercutindo na janela de oportunidades propiciada pela transição demográfica em curso no Brasil, ao limitar o aproveitamento do capital humano disponível na atual fase da transição. Para o alcance dos objetivos propostos, pretende-se empregar um estudo de natureza mista. Para a análise quantitativa, a proposta é por uma análise descritiva das características socioeconômicas e a trajetória acadêmica de 710 ingressantes nos cursos técnicos integrados de nível médio em três campi do IFRN, no ano letivo de 2019. As informações são provenientes do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), o qual gerencia os processos acadêmicos da referida instituição. Os dados quantitativos trabalhados preliminarmente neste projeto de tese foram  trabalhados no software estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 20.0. Na parte qualitativa do estudo, se propõe a realização de grupos focais com a participação de alunos com histórico de repetência oriundos da coorte de ingressantes em 2019, como também entrevistas com membros da equipe técnico-pedagógica da instituição. O comparativo entre cotistas e não cotistas leva em consideração o número de aluno ao longo dos anos letivos englobados por esse estudo, e também as dimensões socioeconômicas e demográficas que interferem no fenômeno da reprovação. Entre os resultados preliminares, verifica-se que o nível de reprovação não apresentou grande variação ao longo do período em estudo,  contudo os dados indicam que esse nível foi maior entre os estudantes cotistas do que entre estudantes não cotistas. Para a efetivação desse projeto de pesquisa, e posterior concretização da defesa, pretende-se, ainda, promover as reuniões dos grupos focais, entrevistas com a equipe técnico-pedagógica, efetivar a coleta de dados para o ano letivo de 2022 e realizar a redação final da tese.

Presidente - 2081758 - LUCIANA CONCEICAO DE LIMA
Interno - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Externa ao Programa - 1715152 - SANDRA CRISTINA GOMES - UFRNExterna à Instituição - FLAVIA PEREIRA XAVIER - UFMG
Externa à Instituição - RAQUEL RANGEL DE MEIRELES GUIMARÃES - UFPR