Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES

DISCENTE : JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES
DATA : 12/08/2020
LOCAL: meet.google.com/zdq-gdii-nmy

DE IGUAL PARA IGUAL: OS EFEITOS DO PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA DO RN, PARA GARANTIA DE IGUALDADE DE GÊNERO, PODER E PARTICIPAÇÃO RURAL NO MATO GRANDE

Gênero. Território. Políticas Públicas. Igualdade de Gênero. Rural. Participação. Desenvolvimento Territorial.

Quando realizamos estudos e pesquisas no ciclo das dinâmicas rurais, precisamos compreender aspectos como a política e desenvolvimento territorial, as transformações que ocorreram nestes territórios que pairam sobre a ideia de um “novo rural”. Considerando isto, a presente dissertação está ancorada sobre três grandes momentos, primeiro será realizado uma contextualização sobre a construção e desconstrução do termo gênero até os dias atuais. Em seguida faremos todo um estudo teórico acerca do território, desenvolvimento, políticas territoriais focando na igualdade de gênero, e por fim, será construído um estudo prático no colegiado territorial do Mato Grande/ RN para compreender as heranças deixadas pelo programa territórios da cidadania. Este projeto é voltado para questão de igualdade de gênero nos territórios rurais (especificamente os da cidadania) e das oportunidades fornecidas a juventude LGBTQI+ oriundas desses territórios. Desta forma surgir então um dos primeiros questionamentos de nossa pesquisa, será que mesmo com toda essa bagagem de mudanças, transformações e incorporação de políticas públicas os TR’s ainda são espaços de desigualdades de gênero, que não favorecem a permanência e estabilidade de vida dos jovens LGBT’S rural? Qual impacto de políticas como o Programa Territórios da Cidadania a partir de sua efetividade nesses Territórios? Sendo assim objetiva-se analisar os efeitos e heranças do Programa Territórios da Cidadania para questão da igualdade de gênero e impactos na vida da juventude rural LGBTQI+ através do colegiado territorial do Mato Grande/ FOMAG, tendo como ponto de partida os anos 2008 até os dias atuais. A pesquisa será emoldurada sobre dois momentos primeiro a coleta de atas das reuniões do colegiado do Território do Mato Grande, que são importantes instrumentos de registro de reuniões, eventos, ações políticas e preservação história, e no segundo momento a realização de entrevistas semiestruturada via WhatsApp, com os representantes e entidades ligadas ao colegiado e da juventude LGBTQI+ rural. Para análise dos dados usaremos, a técnica da análise de conteúdo da Bardin (2009). Foi realizando também uma revisão bibliográfica extensiva sobre os conceitos e estudos que permeiam a pesquisa.

Presidente - 3180158 - WINIFRED KNOX
Interna - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA