Banca de QUALIFICAÇÃO: SHAYENNE BARBOSA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHAYENNE BARBOSA DIAS
DATA : 02/10/2018
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO:

ARQUITETURA HOSTIL E PRODUÇÃO DO MEDO




PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura Hostil; Sensação de Insegurança; Percepção.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Nas grandes cidades a sensação de insegurança se consolida como fator condicionante do espaço e vida urbanos. Neste contexto, emerge o modo como a arquitetura hostil vem produzindo uma série de efeitos sociais, culturais e espaciais de grandes proporções, mas estes nem sempre são percebidos. Contudo o presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto essa arquitetura hostil tem contribuído para a sensação de insegurança percebida na cidade do Recife.

A pesquisa se desenvolve a partir da hipótese de que a arquitetura hostil, criando ambientes áridos e evidenciando desigualdades, interfere na percepção do espaço urbano, passando posteriormente a determinar comportamentos e apropriações, o que pode levar, em algum momento a uma inibição do uso dos espaços urbanos, levando por fim a acreditar que a sensação de insegurança pode estar associada à leitura do espaço arquitetônico, e não apenas as incidência reias de violência.

Na parte teórica busca-se compreender a dialética entre o homem e a arquitetura, pode-se afirmar que a arquitetura isoladamente não determina a qualidade de vida urbana, mas esta se constitui como uma variável importante para a urbanidade das cidades. Por fim, a dissertação buscará a uma abordagem empírica sobre características e percepções arquitetônicas no ambiente urbano, utilizando estudo de caso que terá como objeto o Espinheiro, bairro da situado na cidade do Recife- PE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1014897 - CLÁUDIO ROBERTO DE JESUS
Interno - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interno - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA
Notícia cadastrada em: 20/09/2018 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao