Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁRLIA DALLA SANTA AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KÁRLIA DALLA SANTA AMARAL
DATA : 29/01/2021
LOCAL: Vídeo conferência

SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO DO SEMIÁRIDO DO RIO GRANDE DO NORTE: PERCEPÇÃO SOCIAL E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA ATIVIDADES PRODUTIVAS AGROPECUÁRIAS

dessedentação animal; irrigação; rejeito salobro; água subterrânea; populações difusas

A dessalinização por osmose reversa tem sido empregada como alternativa de ofertar água potável de boa qualidade para populações difusas do semiárido brasileiro. No entanto, essa tecnologia gera também uma grande quantidade de rejeito, o qual pode ser reaproveitado em atividades produtivas locais, dependendo de sua qualidade. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção da população acerca da tecnologia implantada, assim como da qualidade da água subterrânea e do rejeito salobro para fins de irrigação e dessedentação animal. Parte da base de dados utilizada no presente estudo foi disponibilizada pelo Programa Água Doce (PAD), sendo as informações referentes a 33 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. A avaliação da qualidade da água foi realizada por análises físico-químicas e microbiológicas, enquanto a percepção da população, mediante entrevistas semiestruturadas. De acordo com instruções normativas e bibliografias de referência,  parâmetros de maior relevância foram selecionados para a determinação de índices de qualidade de água.. Nas comunidades avaliadas, 53% das famílias eram usuárias dos sistemas de dessalinização. Fontes de água potável, água dessalinizada e água de cisternas, foram classificadas como excelente ou boa (94.5%) pela população. No entanto, 46% dos entrevistados relatou perceber alterações nas propriedades organolépticas das fontes, principalmente, relacionadas ao sabor ocasionado pelo cloro e ou sais. Gastos mensais fixos como: tarifa de energia elétrica (62%), remuneração de operadores (90%) e fundo de reserva (100%) foram majoritariamente liquidados pela própria comunidade. Apenas 18% dos usuários consideravam o sistema de abastecimento de água potável adequado antes da instalação dos dessalinizadores. Apenas 28% dos poços tubulares apresentaram parâmetros de qualidade de água dentro dos valores de aceitabilidade para ambos os usos avaliados. A maior parte das restrições de uso foram relacionadas a atividade de irrigação (70%), quando comparada a dessedentação animal (48%). Dentre os parâmetros avaliados, condutividade, sulfato e magnésio estiveram mais relacionadas a alterações na qualidade da água para dessedentação animal. Já cloreto, sódio e condutividade foram os parâmetros que mais se distanciaram dos limites recomendados para irrigação. Um elevado percentual da água dos poços (51%), e do rejeito salobro (65%), foram classificados com qualidade ruim e péssima para o cultivo de plantas. Inversamente, a maior parte das águas subterrâneas (87%), e do rejeito salobro (71%), integraram as classes de melhor qualidade (excelente e boa) para a produção de animais.

Externo à Instituição - DOUGLISNILSON DE MORAIS FERREIRA
Externa ao Programa - 2190974 - JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS