Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
DATA : 02/01/2018
HORA: 09:40
LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas, CB-UFRN
TÍTULO:

A PERSPECTIVA DOS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: abordagem em publicações do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e uma proposta de agenda modelo para escolas sustentáveis no semiárido  


PALAVRAS-CHAVES:

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação para Cidadania.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Há décadas as temáticas relacionadas com o meio ambiente difundiram-se em âmbito mundial e as discussões sobre essas questões e seus desdobramentos, aprofundam-se constantemente. O desenvolvimento sustentável (DS), tema inerente a esses pontos, vem se consolidando como novo paradigma, apesar de ainda ser visto como um desafio, por ser algo de caráter interdisciplinar, que abrange aspectos ambientais, sociais, econômicos, políticos, de cidadania e educação e por não estar consolidado como conceito ou como prática. A educação é um caminho para a difusão das idéias do DS, tanto que em 2004 foi criada, pela UNESCO, a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa de caráter global que visou ações e reflexões s obre o tema. Paralelamente a isso, em todo o mundo, também surgiram outras iniciativas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Brasil, oficialmente, os temas inerentes ao DS são tratados nos documentos e publicações do Ministério da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA). Uma ferramenta facilitadora para se trabalhar, nas escolas, o DS, são as agendas ambientais, inspiradas na Agenda 21 e que devem ser aprofundadas e regionalizadas. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo analisar como documentos oficiais do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente, voltados para a educação básica, abordam as temáticas ambientais e sob quais perspectivas, quanto à educação para desenvolvimento sustentável e suas relações com questões específicas do semiárido brasileiro. Além da construção de uma agenda para escolas sustentáveis que sirva de modelo para todas as escolas da região semiárida. Ao avaliar os documentos oficiais do MEC, em relação ao DS, foi constatado que todos os documentos abrangem, ainda que sutilmente, aspectos da Educação para a sustentabilidade e que a biodiversidade ainda é o tema mais acessível para estabelecer relações com a educação para o desenvolvimento sustentável. Enquanto isso, outros conteúdos chave para a EDS, principalmente no ensino de ciências, ficam fora dessa discussão. Concluiu-se que para os documentos não se tornarem obsoletos frente às novas demandas mundiais, é preciso que eles se reestruturem, que novas versões sejam elaboradas e velhos paradigmas (conservacionistas, preservacionistas, utilitaristas) rompidos. Quando as publicações do MEC e MMA foram analisadas, principalmente à luz dos ODS, percebeu-se que de maneira geral, as publicações não possuem um foco apenas ecológico, e conseguem romper as barreiras do ambientalismo e adentrar nas perspectivas econômica e social, mesmo que ainda não seja de maneira ideal, já que alguns dos ODS se ausentam nessas publicações. Ainda há uma dificuldade de relacionar questões do meio ambiente com a questão da pobreza (um dos ODS é a erradicação da pobreza), mas é algo que deve ser feito, pois não há DS pleno sem justiça social. Recomenda-se que haja atualização ou lançamento de novas publicações para que as tendências, discussões e planos de ação sobre DS, não fiquem atrasados em relação ao contexto mundial. A construção de publicações oficiais regionalizadas também se constitui uma demanda urgente. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interno - 350500 - MARIA DE FATIMA FREIRE DE MELO XIMENES
Notícia cadastrada em: 22/12/2017 11:18
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