Banca de DEFESA: MAURO SERGIO PINHEIRO LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURO SERGIO PINHEIRO LIMA
DATA : 18/08/2017
LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES DA CIÊNCIA E DOS PESCADORES NA DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS RECURSOS PESQUEIROS

Pesca de pequena escala, conhecimento ecológico local, Conhecimento científico, distribuição espacial dos recursos

A perda da conexão da humanidade com a natureza é observada na pesca com a inversão dos valores de segurança alimentar, pelo desenvolvimento impulsiondo pelo mercado econômico, que resultou na insustentabilidade de estoques pesqueiros em todo o mundo. Entretanto, a ciência da pesca tem enfatizado, nas últimas décadas, a abordagem ecossistêmica, mediante a integração do Conhecimento Ecológico Local (CEL) dos pescadores e o conhecimento científico (CC), na construção de informações suficientes e complementares que reduzam tempo, custos e conflitos sociais. O presente estudo tenta compreender a distribuição espacial e sazonal dos recursos pesqueiros de forma interdisciplinar, através de duas abordagens distintas do conhecimento da pesca. A primeira, com base no método científico CC em observações diretas a bordo de uma frota pesqueira de rede de emalhar de fundo, e, a segunda abordagem, através de entrevistas com mestres da pesca, de modo que se buscou compreender, pelo CEL, a dinâmica da pesca com este tipo de petrecho e a formação de padrões comuns na percepção dos pescadores da distribuição dos recursos pescados. O Capítulo 1 traz uma compreensão geral das capturas observadas pela abordagem CC, com diferença espacial na biomassa e diversidade de espécies. No Capítulo 2, foi analisada a influência de fatores ambientais quanto à ocorrência e distribuição espacial de indivíduos adultos em estágio reprodutivo da espécie Caranx crysos, a mais observada (CC) dentre as que foram capturadas com rede de emalhar de fundo. No Capítulo 3, o CEL dos pescadores foi analisado quanto à dinâmica de uso de diferentes tipos de embarcação, rede e áreas de pesca ao longo do ano, com o objetivo de compreender o que mais influencia as escolhas de áreas de pesca e os impactos destas escolhas. No Capítulo 4, a abordagem integrada do CC e CEL com informações comuns à dinâmica da pesca e distribuição das três principais espécies capturadas com rede de emalhar de fundo, mostraram padrões semelhantes e complementares na distribuição destas espécies. As duas abordagens (CC e CEL) mostraram que a pesca empreendida com rede de emalhar de fundo concentra-se em áreas rasas de até 20m de profundidade, que apresenta baixa biomassa e diversidade de espécies, principalmente em trechos próximos à região metropolitana do Estado, onde foi observado o maior esforço de pesca. As áreas mais profundas e distantes da costa foram as mais produtivas e diversas. Entretanto, o acesso a estas áreas é limitado por fatores ambientais a maior parte do ano, o que, consequentemente, gera maior impacto nos descartes e acidentes com tartarugas marinhas, em decorrência do maior esforço em áreas próximas a costa. A gestão ecossistêmica da pesca para rede de emalhar de fundo deve observar tanto a distribuição dos recursos pescados em função do esforço de pesca, como o que influencia as escolhas dos pescadores a pescar em áreas reconhecidamente menos produtivas.

Interno - 1279472 - ELIANE MARINHO SORIANO
Presidente - 1149351 - JORGE EDUARDO LINS OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE DA SILVA MOURÃO - UEPB
Externo à Instituição - JOSE GARCIA JUNIOR - IFRN