CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Vulnerabilidade Socioambiental, Espaço Escolar.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável pode ser um possível caminho para tornar a educação mais relevante para o desenvolvimento social e para o enfrentamento dos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia hoje e possa vir a desenvolver no futuro. Este estudo pretende avaliar em escolas situadas no entorno de áreas sujeitas a vulnerabilidade socioambiental, a contribuição da inserção da temática Educação para a Sustentabilidade, para a discussão e fomento dos problemas socioambientais locais. A pesquisa desenvolveu-se em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Adotaram-se como procedimentos metodológicos o uso de um questionário, contendo questões abertas e fechadas referentes ao tema. As questões abertas foram analisadas através da técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado, que toma por base a análise de conteúdo. Para a análise dos materiais didáticos foi utilizado um questionário, modelo planilha, adaptado do modelo proposto por Plein (2015), no sentido de se avaliar como a temática vinha sendo abordada e a importância do material para a redução da vulnerabilidade socioambiental das comunidades. Para se identificar as metodologias e as principais dificuldades encontradas para abordar a temática em sala, foi empregada a adoção da Pesquisa Ação Participativa, em uma abordagem qualiquantitativa, conforme proposto por Franco (2005). Vem sendo verificado que Educação para o Desenvolvimento Sustentável no espaço escolar, ganha sinais de reconhecimento no seu papel de enfrentamento da problemática socioambiental, na medida em que reforça mundialmente a sustentabilidade a partir da Educação. Porém, a abordagem dessa temática em sala de aula só fará sentido se vier acompanhada de restruturações em termos de politicas públicas, capazes de proporcionar condições para que o professor possa aliar as propostas presentes nos documentos de referencia educacionais a sua realidade, proporcionando melhoria para a qualidade de vida dos alunos e de sua comunidade escolar.