Banca de DEFESA: MARCOS PAULO GOMES PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS PAULO GOMES PINHEIRO
DATA : 13/02/2017
LOCAL: Sala de Reuniões, Centro de Biociências, UFRN

Influência de fatores abióticos na distribuição e abundância de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) em uma unidade de conservação da mata atlântica do Rio Grande do Norte – uma contribuição à vigilância e controle das leishmanioses

Flebotomíneos, Lutzomyia longipalpis, Psychodopygus wellcomei, Leishmaniose visceral, Leishmaniose tegumentar, Mata Atlântica, Educação em saúde, Literatura de cordel.

As leishmanioses são graves problemas de saúde pública no Brasil, causadas por protozoários do gênero Leishmania transmitidos pelos flebotomíneos, pequenos insetos da ordem Diptera cujas fêmeas são hematófagas. A leishmaniose visceral (LV) ou calazar, tem como principal vetor nas Américas Lutzomyia longipalpis e Leishmania infantum como agente etiológico. No Brasil, a Região Nordeste se destaca com a maior incidência de casos de LV, principalmente entre as camadas mais desfavorecidas da sociedade. A leishmaniose tegumentar (LT) possui diferentes vetores e agentes etiológicos em todo o país, tem ampla distribuição, e apesar da menor gravidade, causa sérias lesões desfigurantes e incapacitantes em todas as regiões, principalmente na região Norte. É relevante a introdução de estratégias de prevenção que venham a modificar as ações humanas por meio da informação e sensibilização para o problema. A literatura de cordel se mostrou como um instrumento educativo com potencial de uso, uma vez que atrai por sua conotação lúdica e informal e desperta a atenção das pessoas de faixas etárias diferentes. O presente estudo buscou, portanto, conhecer os flebotomíneos de uma Unidade de Conservação da Mata Atlântica e seu entorno, bem como alguns fatores bióticos e abióticos relacionados à sua ocorrência, além de testar a utilização do cordel como ferramenta informativa sobre o tema. O estudo aconteceu durante três anos na área interna e externa da Floresta Nacional (Flona) de Nísia Floresta, localizada no município de Nísia Floresta, região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, utilizando-se armadilhas Shannon e CDC. Foi produzido um cordel, em seu formato clássico, intitulado “Um bebedor de sangue na terra do mandacaru - Peleja contra o calazar”, para ações de educação em saúde com a população residente no entorno da Flona e com alunos de escolas do município. O uso do cordel foi validado com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de questionários. O cordel aborda a transmissão, os sintomas, o tratamento e a profilaxia da doença. Foram coletados e identificados 82.638 flebotomíneos das espécies Evandromyia evandroi, Evandromyia lenti, Evandromyia walkeri, Evandromyia sallesi, Lutzomyia longipalpis, Micropygomyia schreiberi, Nyssomyia intermedia, Nyssomyia whitmani, Psathyromyia abonnenci, Psathyromyia brasiliensis, Psathyromyia shannoni, Psychodopygus wellcomei e Sciopemyia sordellii. Os flebotomíneos foram mais abundantes junto ao solo do ambiente silvestre, apesar de também serem abundantes junto às copas e no peridomicílio rural. L. walkeri foi a espécie mais abundante, representando 76% de todos os flebotomíneos coletados, sendo importante outras investigações acerca dessa espécie. L. longipalpis, E. evandroi e E. lenti demonstraram preferência pelos ambientes antropizados. Esse estudo comprova a elevada antropofilia de P. wellcomei, que se mostra ativo durante quase todo o dia no ambiente silvestre, bem como sua relação com os meses chuvosos. O cordel teve grande aceitação por parte dos estudantes da EJA e a experiência demonstrou que esse pode ser um importante meio para a disseminação de informações acerca da leishmaniose visceral. Com base no conhecimento da bioecologia dos flebotomíneos vetores das leishmanioses na área, bem como dos fatores envolvidos em sua ocorrência, espera-se que esse trabalho possa contribuir com estratégias de prevenção e controle das leishmanioses no Nordeste. Espera-se também que a regionalização das estratégias educativas por meio do cordel possa contribuir com a disseminação do conhecimento, sensibilizando a comunidade e divulgando um tema tão importante em saúde pública.

Interno - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE
Externo ao Programa - 1161844 - HERBET TADEU DE ALMEIDA ANDRADE
Externo à Instituição - JEFFREY SHAW - USP
Presidente - 350500 - MARIA DE FATIMA FREIRE DE MELO XIMENES