Banca de DEFESA: MYCARLA MIRIA ARAUJO DE LUCENA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYCARLA MIRIA ARAUJO DE LUCENA
DATA: 20/02/2014
LOCAL: Sala de Reunião, CB, UFRN

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ANÁLISE DA PAISAGEM: PROPOSTA DE CRITÉRIOS ADICIONAIS PARA DEFINIÇÃO DE  ÁREA PRIORITÁRIA PARA CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO

Complexo Serrano; Comunidades rurais; Conservação; Semiárido.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As transformações ambientais e suas consequências em nível global têm desafiado os diferentes campos de estudo a se integrarem em prol de soluções efetivas para minimizar e/ou equacionar os impactos negativos causados por essas transformações nos diversos tipos de ambientes. Nesse contexto, a Percepção Ambiental tem sido um instrumento bastante utilizado e relevante em estudos que contemplam as relações entre meio ambiente e ações humanas, por possibilitar análises das percepções, atitudes e valores, principais formadores da topofilia, que repercute em ações de conservação. Aliada à Percepção Ambiental, a Análise Integrada da Paisagem é relevante por possibilitar analisar de forma sistêmica o espaço geográfico, onde todos os seus elementos estão interrelacionados de forma que dão suporte necessário para compreensão da complexidade do meio físico e antrópico de um determinado ambiente. Nessa perspectiva, foi estudado o Complexo Serrano João do Vale, situado no Semiárido do Estado do Rio Grande do Norte, que apresenta um conjunto de paisagens com diferentes fisionomias, as quais vêm sendo substituídas por diversas atividades econômicas e crescimento populacional desordenados, com consequente exploração das potencialidades dos recursos naturais. Esta tese teve como objetivo geral aliar a Percepção Ambiental de comunidades rurais à Análise da Paisagem do Complexo Serrano como critérios adicionais para definição de Áreas Prioritárias para Conservação. Os dados de percepção foram obtidos por meio de observação direta, questionamentos, entrevistas e aplicação de formulários a 240 pessoas (100% dos domicílios ocupados na comunidade serrana), durante os meses de fevereiro a agosto de 2011, com base teórico-metodológica da Percepção Ambiental. A Análise Integrada da Paisagem foi efetuada através do método GTP (Geossistema- Território-Paisagem), por meio do Sistema de Informação Geográfica (SIG), utilizando a técnica de geoprocessamento para o mapeamento da paisagem. Os resultados obtidos evidenciaram que os entrevistados apresentam um sentimento de topofilia pelo local onde vivem, detêm um vasto conhecimento sobre os recursos naturais existentes nesse Complexo Serrano, e responderam positivamente quanto à escolha de uma área exclusiva para conservação. A Análise Integrada da Paisagem possibilitou identificar as diversas formas de usos e ocupações existentes no Complexo Serrano, que têm causado mudanças significativas no espaço, principalmente no platô onde a vegetação foi praticamente substituída pelas habitações humanas e plantações de cajueiros. Através dos mapas de declividade e vulnerabilidade ambiental foi possível identificar que as áreas com elevadas declividades (grotas) constituem fator limitante para a ocupação pelas comunidades e, portanto, relevantes e passíveis de conservação, inclusive por serem Áreas de Preservação Permanente. Esses resultados, em conjunto, possibilitaram definir um mapa de Áreas Prioritárias para Conservação nesse Complexo Serrano, com três categorias de prioridade: baixa, média e alta. Portanto, o uso desses critérios adicionais são relevantes para definição/designação de Áreas Prioritárias para Conservação.

Externo ao Programa - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Presidente - 1121066 - ELIZA MARIA XAVIER FREIRE