Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS
DATA: 21/09/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do PROIN - DFTE
TÍTULO:

DOWNSCALING ESTATÍSTICO E DINÂMICO DA VARIABILIDADE DO VENTO NO NORDESTE DO BRASIL: FUTURO RECURSO DE ENERGIA RENOVÁVEL.


PALAVRAS-CHAVES:

diminuição de escala, modelo numérico do tempo, potencial eólico.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O propósito deste estudo é analisar a influência da variabilidade climática e os impactos da circulação geral no comportamento dos ventos sobre o Nordeste do Brasil (NEB), com enfoque no modelo atmosférico de alta resolução mesoescala e técnicas de análises multivariada da estatística como uma possível ferramenta para previsão de geração de energia eólica. Esta metodologia implica a combinação de análises estatística de longo prazo (11 anos) da velocidade do vento além de outras variáveis meteorológicas importantes dos dados de reanálises do National Centers Environmental Prediction (NCEP) - GFS-FNL (Global Forecast System – Final) com resolução horizontal 110 x 110 km. Estes dados de reanalises são utilizados como condição inicial e de contorno para o modelo Weather Research and Forecasting (WRF) na técnica de downscaling dinâmico em dois domínios diferentes (espaçamento de grade 45 km e 15 km). A técnica downscaling estatístico usada é a Regressão Linear Múltipla. Em seguida, as simulações dos valores da velocidade do vento foram corrigidas por meio de sua comparação com os valores medidos a 10 m acima do nível do solo das estações meteorológicas pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET). Finalmente, espera-se deste estudo um modelo de previsão da velocidade do vento confiável para NEB e, consequentemente, mapas que representem melhor o potencial eólico da região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 1856399 - FELIPE MENDONCA PIMENTA
Interno - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Notícia cadastrada em: 19/09/2012 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao