Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RAIMUNDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO RAIMUNDO DA SILVA
DATA: 19/09/2012
LOCAL: Auditório INPE CRN

Camada Limite Convectiva desenvolvida no litoral e no Semiárido do Rio Grande do Norte

Camada Limite Atmosférica, Previsão de clima e tempo, Radiossondagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A presente proposta tem por objetivo o estudo comparativo entre a Camada Limite Atmosférica (CLA) desenvolvida no litoral e no Semiárido do Rio Grande do Norte. Serão usados dados obtidos de radiossondagens com o sistema Vaisala e dados meteorológicos de superfície de estações meteorológicas portáteis de propriedade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais / Centro Regional do Nordeste (INPE-CRN) e de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos municípios de Parnamirim-RN. Serão analisadas as seguintes variáveis atmosféricas: pressão atmosférica, temperatura do ar, temperatura potencial e potencial virtual, umidade relativa e absoluta e a velocidade e direção do vento obtidos pela telemetria com base no sistema de posicionamento global (GPS) e as componentes zonal e meridional do vento. O foco do estudo é a variabilidade sazonal e diurna da CLA. Os dados coletados através de radiossondagens e de estações meteorológicas, serão usados para determinar a altura da camada de mistura em dois ambientes (semiárido e litoral) em duas estações do ano e assim alimentar modelos numéricos de previsão de clima e tempo.

Presidente - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 1914304 - KELLEN CARLA LIMA
Interno - 872.707.908-25 - NEUSA MARIA PAES LEME - INPE
Externo à Instituição - Roberto Fernando da Fonseca Lyra - UFAL