As ilustrações como um recurso didático facilitador no ensino de mudanças climáticas
aquecimento global, efeito estufa, ensino de ciências, aprendizagem significativa
As mudanças climáticas são um assunto cada vez mais frequente na atual sociedade, com maior vinculação na mídia nos últimos dez anos. Contudo, é um tema muito complexo, multidisciplinar, que envolve densos dados científicos e que nem sempre são tratados na escola ou na mídia tradicional. Nesse contexto, a educação possui um papel fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas, contribuindo para o engajamento público e para o sucesso da implementação de políticas públicas sobre essa temática. O presente trabalho aborda o estudo das mudanças climáticas, direiconando o tema para uma proposta de ensino com ilustrações. O objetivo do trabalho é propor a elaboração e validação de uma sequência idática amparada na teoria da aprendizagem significativa para a inserção da questão socio científica na geração do conhecimento crítico sobre as mudanças climáticas na educação básica. O trabalho consta da elaboração de uma cartilha ilustrada que será validada por especialistas em mudanças climáticas a partir do método Delphi. Após o processo de validação, a cartilha será aplicada a alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Nova Cruz/RN. Questionários serão utilizados com o intuito de identificar as concepções prévias dos alunos sobre mudanças climáticas. Posteriormente, a cartilha será aplicada segundo uma sequência didática específica e uma nova rodada de questionários será aplicada para avaliar o conhecimento adquirido. Espera-se que tal aplicação metodológica utilizada no processo de construção dos conceitos de mudanças climáticas, desperte o interesse em estudar os conceitos abordados e proporcionem participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento.