Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA FERREIRA SAMPAIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA FERREIRA SAMPAIO
DATA : 24/02/2022
LOCAL: CCET - Video Conferência

PREVISÃO HÍBRIDA DE VARIÁVEIS ATMOSFÉRICAS PARA O CÁLCULO DO POTENCIAL EÓLICO COM VIAS A PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE.

Modelagem de Séries Temporais, Previsão; Holt-Winters, Box-Jenkins, Box-Jenkins-Tiao, Simulação Probabilística, Nordeste do Brasil

O estudo do potencial eólico apresenta uma significativa importância em relação à estimativa de produção de eletricidade, auxiliando as empresas que pretendem investir na energia eólica a escolherem o local mais adequado para o melhor aproveitamento deste tipo de recurso energético. Além disso, a energia elétrica provinda dessas turbinas eólicas de grande porte, pode ser utilizada para produção de hidrogênio. O estudo visa a utilização de uma modelagem estocástica para realizar previsão de velocidade do vento, temperatura e umidade relativa com séries temporais em curto e em longo prazo, com a finalidade de analisar o potencial eólico para cinco cidades da região litorânea do Nordeste e estimar a produção de hidrogênio visando o mercado de fertilizantes nitrogenados à base de amônia. Os dados de velocidade do vento são provenientes de cinco estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que utiliza um anemômetro com altura de 10 m. Essas estações estão localizadas no Nordeste brasileiro: Fortaleza, Natal, São Luís, Recife e Aracaju. Essas estações meteorológicas apresentam períodos de aproximadamente 30 anos, inicialmente utilizando dados mensais. A análise, modelagem, simulação e previsão com as variáveis atmosféricas fazem parte do estudo do potencial energético, pois permite uma melhor compreensão da natureza da variabilidade dos dados, incluindo sazonalidade, tendência e aleatoriedade, e pode detectar pequenas variações. Para a análise dos dados climatológicos, a série cronológica completa sem intervalo de tempo é frequentemente utilizada. Isto implica que, independentemente do tamanho da série, não é apropriado ter dados ausentes e é necessário usar a técnica de imputação de dados. Neste estudo, a imputação do valor em falta foi avaliada incluindo um modelo de série cronológica estrutural. Os dados de velocidade do vento, temperatura e umidade relativa dessas cidades litorâneas passaram por métodos de análise de dados. Esses métodos são compostos pelos dados que serão modelados e os dados observados. Estes serão comparados entre si. Além disso, os dados climatológicos utilizados nesse estudo passaram por testes de resíduos, testes de acurácia e serão realizadas previsões e estimativas para a produção de hidrogênio a partir dos resultados das previsões híbridas. O projeto visa contribuir no setor eólico da iniciativa privada, com a disponibilização de uma ferramenta que auxilia os investidores dessa área a escolherem o local mais adequado para o melhor aproveitamento deste tipo de recurso energético.

Presidente - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Interna - 049.212.764-63 - DANIELE TÔRRES RODRIGUES - UFPI
Interno - 1164414 - WEBER ANDRADE GONCALVES
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO VERÇOSA LEAL JUNIOR - UECE