Banca de DEFESA: NICORRAY DE QUEIROZ SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NICORRAY DE QUEIROZ SANTOS
DATA : 29/11/2021
LOCAL: GOOGLE MEET

O clima e o planejamento energético no Nordeste do Brasil

Análise de componente principal. Vazão. Regressão linear dinâmica. Densidade de potência. Planejamento energético.

A escassez hídrica e abundância do recurso eólico no Nordeste do Brasil constitui um tópico relevante para o estudo focado no planejamento energético. Atualmente, a energia elétrica é tratada como insumo sensível na cadeia produtiva, e, portanto, apesar da considerável tradição no uso desta matriz, a energia elétrica apresenta no cenário interno consideráveis restrições, devido às limitações da disponibilidade do recurso hídrico. Sua relação intrínseca com o clima precede a necessidade de novas matrizes surgirem como suspiro de complementariedade. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa foi identificar a influência do clima na geração de energia elétrica no Nordeste do Brasil. A tese de doutorado está dividida em dois artigos. No primeiro, foram identificadas as variáveis climáticas relevantes que influenciam a geração hidroelétrica. Os dados mensais utilizados foram: vazão (período de 1964 a 2017), volume útil do Reservatório (Sobradinho), Dipolo do Atlântico Tropical, anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial, precipitação, geração, carga e importação de energia elétrica entre os anos de 2000 a 2017. A metodologia utilizada foi embasada na inferência estatística, componentes principais e modelo dinâmico de regressão linear. Os resultados mostraram redução de 30% na vazão a montante do reservatório de Sobradinho passando de 2.027 m3.s-1 para 1.428 m3.s-1. Utilizando os escores das componentes principais no modelo dinâmico de regressão linear, houve redução na geração pela fonte hídrica em até 40%. No segundo artigo compararam-se as diferentes características da fonte alternativa eólica submetidos à influência dos dados mensais dos índices oceânicos e também dos elementos climáticos como temperatura, umidade, pressão atmosférica e precipitação. Assim, foram aplicados os modelos estocásticos de Weibull e regressão linear dinâmica a partir dos dados de velocidade do vento mensal observados de torres anemométricas a 80 metros e 10 metros de altura em uma região de terreno complexo para o período de 2013 a 2020. Particularmente, verificou-se no ano de 2016 e 2020, significativa influência negativa na densidade de potência com o El Niño e dipolo negativo, respectivamente. Foram confirmadas tendências decrescentes das séries temporais de vento a 80 e 10 metros e também do dipolo do Atlântico Tropical. Além da sazonalidade utilizada no modelo de regressão foi observado que a intensidade do vento possui dependência da pressão atmosférica, umidade do ar e temperatura ambiente.

Presidente - 1914304 - KELLEN CARLA LIMA
Interna - 792.031.834-34 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - UFRN