Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICY DA SILVA PINTO

DATA : 08/07/2021
LOCAL: Remoto

CICLO DIURNO DA PRECIPITAÇÃO NO NORDESTE DO BRASIL

Ciclo Diurno, Precipitação, Modelos Climáticos Regionais, RegCM.

A variabilidade diurna da precipitação tem um comportamento espacial que depende fortemente das condições de superfície e está relacionada com variações de circulações locais, topografia e contraste na cobertura e uso da terra. Entender e simular o ciclo diário da precipitação de uma região é importante para a previsão do tempo e para a avaliação da eficiência de modelos dinâmicos do sistema climático. Poucos trabalhos investigaram o comportamento do ciclo diurno da precipitação na região do NEB e, sabendo-se que a avaliação do ciclo diurno de precipitação é um teste importante para a análise de consistência de um modelo dinâmico regional, o objetivo do presente projeto é analisar as características do ciclo diurno da precipitação sobre o NEB sob a perspectiva de observações in situ e com modelagem dinâmica regional. As simulações serão realizadas com o Regional Climate Model version 4.6 (RegCM4.6) em diferentes períodos. Para a avaliação das simulações serão escolhidos 6 anos (2008 a 2014). Para o tratamento dos processos úmidos o modelo considera dois esquemas de parametrização cumulus (Grell e Kain-Fritsch). A validação dos dados das simulações em relação aos dados observados se dará através de testes estatísticos como: ANOVA, Erro Médio Absoluto (MAE) e Raiz do Erro Quadrático (RMSE). As observações da precipitação serão obtidas de 76 estações automáticas, gerenciadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A partir desse estudo, pretende-se responder questões acerca da confiabilidade do modelo e representar de maneira adequada o ciclo diurno no NEB, bem como a variabilidade do ciclo diurno em diferentes subregiões do NEB.

Presidente - 1280761 - CRISTIANO PRESTRELO DE OLIVEIRA
Interno - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA